Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NO SETOR DE HEALTHTECHS: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Inovação
Healthtechs

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Richard Willians Macedo Junior
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - josue sung an howang
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienopolis
3 - Claudia Fernanda Franceschi Klement
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - Administração

Reumo

Em um momento de mudanças tecnológicas aceleradas, a inovação tornou-se uma necessidade para competitividade e sustentabilidade. Este estudo, tem foco no setor de saúde, que vem sofrendo uma disrupção, e colabora com o conhecimento sobre o processo de inovação em uma empresa consolidada no mercado de healthtechs. Analisar uma empresa que consegue convergir empreendedorismo e inovação em um fluxo de ações, desde as definições de um novo negócio até a criação de um novo produto ou serviço, de forma consistente, que possa ser repetida e escalável, é a principal motivação desse estudo.
Criar startups que desenvolvem soluções com foco no setor de saúde, com forte base tecnológica, que são conhecidas como healthtechs, exige conhecimentos que não existem na literatura e, às vezes, nem em benchmarking. Startups desse tipo vem ganhando força desde meados de 2010 e se mostraram vitais para o setor de saúde no período da pandemia de Covid-19, onde intensificaram suas atuações para atender a uma demanda que, até então, não fazia o uso de seus serviços. O objeto do presente estudo foi compreender a consolidação da empresa Alfa no setor de healthtechs, a partir de suas inovações.
Baron e Shane (2011) consideram o empreendedorismo como uma atividade executada por indivíduos específicos, envolvendo ações-chaves, a fim de identificar oportunidades, que sejam potenciais e valiosas no sentido de poder ser exploradas em termos práticos de um negócio. A inovação é uma ferramenta do empreendedor, permitindo lançamento de um novo produto, implementação de um novo método de produção, abertura de um novo mercado, aquisição de uma nova fonte de oferta de materiais ou criação de uma nova empresa (SCHUMPETER, 1985). A inovação é um processo, devendo ser gerenciada (SAKAR, 2008).
Para cumprir o objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma healthtech, para analisar como os métodos de inovação são utilizados de maneira prática para consolidar uma startup no mercado nacional. Optou-se pela realização de uma pesquisa de caráter descritivo, seguida da utilização de uma abordagem de coleta de dados qualitativa por meio de entrevista com roteiro de perguntas semiestruturadas, aplicadas junto a executivo com grande experiência, nas áreas de medicina, inovação e startup. A análise foi realizada à luz da teoria levantada previamente, estruturada por meio de uma matriz.
Os resultados obtidos sugerem que a healthtech possui intensos processos de inovação, que permitem sua posição consolidada no nicho de mercado voltado à saúde. Foi identificada uma inovação arquitetural, que foi implantada na prestação de serviços que a empresa pratica e que até o momento de seu surgimento não era desempenhado por nenhuma empresa no âmbito nacional, fornecendo uma experiência digital não só aos médicos, que se atualizam e usam canais mais seguros, mas também aos pacientes que recebem uma receita totalmente interativa com várias funcionalidades.
Diante da COVID-19, o setor de healthtechs viu uma grande lacuna a ser preenchida no setor de saúde em termos de automatização dos seus processos, criando assim possibilidades de novos entrantes empreendendo em um nicho com grande potencial de crescimento. E em uma situação global que colocou a sociedade em dependência de canais eletrônicos, as healthtechs se destacam no mercado. Os profissionais da saúde percebem a importância de uma atualização nos conceitos de atendimento aos seus pacientes e uma base maior de usuários permitirá que o modelo atinja grande escala de usabilidade.
AVENI; A. Empreendedorismo contemporâneo: teorias e tipologia. Brasília: Atlas, 2014. BARON, R. A.; SHANE, S. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2011. BESSANT, J., TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. São Paulo: Bookman, 2009. RIES, E. A Startup enxuta – The Lean Startup. São Paulo: Lua de Papel, 2012. SARKAR, S. O empreendedor inovador: faça diferente e conquiste seu espaço no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. SCHUMPETER, J. O fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1985.