Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DOS FATORES ESTRUTURANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL E ESTADUAL DE MINAS GERAIS
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Palavras Chave

Qualidade Educacional
Políticas Públicas
Gestão Pública

Área

Administração Pública

Tema

Qualidade de Gasto e Otimização de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Rafael Cabral Heringer Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Mucuri
2 - Geórgia Fernandes Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Campus do Mucuri
3 - jorge fulgêncio silva chaves
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - facsae
4 - João Antônio Gomes Pereira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus de São Borja

Reumo

O presente estudo vem para contribuir com a discussão sobre os fatores que impactam no desempenho educacional básico das escolas de Minas Gerais.
O trabalho tem por objetivo lançar luzes sobre os fatores que influenciam a educação básica em escolas municipais e estaduais dos 853 municíos de Minas Gerais, respondendo a segunte indagação: quais os fatores estruturantes estão associados ao desenvolvimento da educação básica em escolas estaduais e municipais do Estado de Minas Gerais no período de 2013 a 2019?
A fundamentação Teórica foi baseada em três frentes: A educação básica no Brasil: a universalização do ensino fundamental, trazendo aspectos das Políticas públicas educacionais, passando pela A avaliação e qualidade da educação básica, bem como abordando um estudo dos Fatores associados ao desenvolvimento do IDEB.
A metodologia utilizada na presente pesquisa foi econométrica, baseada na pesquisa de dados em painel, bem como a criação de indicadores sociais.
Para a análise dos resultados, foi rodada o modelo de dados em painel por efeitos fixos e variáveis, a fim de analisar qual modelagem representaria estatisticamente as influências das variáveis independentes sobre a dependente (IDEB).
Chegou-se a conclusão que escolas rurais de Minas Gerais apresentam defasagem educacional frente as escolas urbanas dentro de uma mesma cidade.
Foram utilizadas aproximadamente 33 referências (artigos, dissertações, teses e livros).