Resumo

Título do Artigo

A PANDEMIA DE COVID-19 E OS HÁBITOS DE CONSUMO ONLINE NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB
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Palavras Chave

Covid-19
Consumo Online
Varejo

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Daniel Ferreira de Queiroz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campina Grande
2 - Brunno Fernandes da Silva Gaião
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Curso de Administração

Reumo

Desde 2020 a pandemia de COVID-19 gerou repercussões diretas sobre o comércio eletrônico. O modo de vida da sociedade foi profundamente afetado, com restrições às atividades ordinárias na indústria, comércio e serviços. A crise sanitária, responsável pela queda na economia, gerou um crescimento na demanda do comércio eletrônico. As mudanças abruptas na dinâmica social e econômica refletiram no comportamento de consumo online dos indivíduos. Produtos e serviços, antes comprados presencialmente são agora demandados no meio digital.
Diante do contexto de exceção causado pela crise sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, define-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como os hábitos de compra e consumo online dos cidadãos foram afetados pela pandemia de Covid-19 na cidade de Campina Grande-PB? No intuito de responder à indagação supra formulada, o objetivo desta pesquisa consiste em: Analisar as mudanças nos hábitos de compra e consumo online dos cidadãos a partir do período de pandemia de Covid-19 na cidade de Campina Grande-PB.
Gupta (et al., 2016) considera a necessidade da inovação imprescindível para o bom desempenho da competitividade, cujo marco, no setor varejista, se deu, explicitamente, em meados da última década do século XX, com o advento do e-commerce, a partir da liberação da internet para fins comerciais. O comércio eletrônico suscitou um novo comportamento no consumidor, tornando-o cada vez mais propenso a firmar relações comerciais por meio do comércio eletrônico, maximizando substancialmente os resultados do varejo (PINHO; CARVALHO; RAMOS, 2021).
O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem quantitativa de pesquisa, caracterizando-se como exploratório-descritivo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário online, constituído por vinte e uma questões objetivas. O questionário foi aplicado virtualmente por meio de plataforma online gratuita, alcançando uma amostra de pesquisa composta por um total de 217 consumidores da cidade de Campina Grande-PB. A análise de dados foi conduzida através de análise estatística descritiva simples, com a distribuição de frequência das respostas dos sujeitos de pesquisa
Observa-se que o perfil do público-alvo investigado, no geral, é composto por jovens, solteiros, com renda entre 2-3 salários mínimos, com acesso ao ensino superior, e ainda profissionais em atuação nas áreas da educação e administrativa. Os dados revelam decréscimo no quantitativo de consumidores que não realizam compras online. Além disso, apontam que, embora os segmentos de vestuário e alimentação mantenham a liderança no tocante ao consumo online, observa-se que estes últimos, assim como os produtos farmacêuticos, alcançaram uma maior projeção em tempos de pandemia.
A modalidade de comércio eletrônico, que já apresentava conceituada maximização ao longo dos anos, revelou-se como mecanismo fundamental para a continuidade do desenvolvimento do comércio varejista a partir da pandemia do Covid-19, haja vista as medidas adotadas para contenção da propagação do novo coronavírus. Diante dos dados analisados, verificou-se uma maior adesão ao e-commerce durante o período pandêmico na cidade de Campina Grande-PB, sobretudo no que se refere a produtos de gênero alimentício e farmacêutico.
ANDRADE, M. C. F.; SILVA, N. G. O comércio eletrônico. Persp. em Gestão & Conhecimento, v. 7, n. 1, 2017. BRITO, S. B. P. et al. Pandemia da COVID-19. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 2, 2020. GUPTA, S. et al. Marketing innovation: A consequence of competitiveness. J. Business Research, v.69, n.12, 2016. NIELSEN. Webshoppers 43ª Ed. 2021. PINHO, F. V. B et al.. E-commerce como ferramenta de desenvolvimento no comércio varejista. Revista Conexão ComCiência, n.3, v.1, 2021. RAMOS, T. T. Pandemia é pandemia em qualquer lugar. Espaço e Economia, n.18, 2020.