Resumo

Título do Artigo

Análise dos Fatores que Influenciam o Desempenho Financeiro dos Bancos Brasileiros
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Instituições financeiras
Análise de resultados bancários
Indicadores contábeis

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários externos

Autores

Nome
1 - Adilson Antonio Borges Junior
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração
2 - Paulo Roberto de Carvalho Nunes
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Mestrado Profissional em Administração (MPA)
3 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração de empresas

Reumo

O resultado financeiro dos bancos brasileiros vem crescendo ao longo dos últimos anos, apresentando valores expressivos. Este crescimento é observado mesmo diante da realidade do setor financeiro no Brasil, composta de variações na economia, uso de novas tecnologias que geram a transformação digital e o aumento da concorrência que afetam diretamente os resultados líquidos dessas instituições. Diante deste cenário, a análise das variáveis que influenciam o desempenho financeiro dos bancos brasileiros se torna relevante.
A pesquisa ora relatada tem como objetivo analisar os fatores que possuem maior relevância para explicar os resultados líquidos alcançados pelos bancos brasileiros, tendo como base as variáveis obtidas a partir dos relatórios contábeis apresentados pelo setor entre os anos de 2017 a 2019, utilizando a análise multivariada de dados, com base nas informações disponibilizadas nos relatórios contábeis dessas instituições.
A análise do comportamento das variáveis econômico-financeiras dos bancos, incluindo os fatores de seus resultados líquidos, se torna mais relevante para o ano de 2020, pois, devido aos efeitos da pandemia da COVID-19, o Brasil está enfrentando um novo período de crise na economia. Além das variações na economia, as instituições financeiras vêm lidando com grandes mudanças estruturais, originadas principalmente pela transformação digital e pelo aumento da competitividade. Novos entrantes e o desenvolvimento de tecnologias disruptivas vieram para alterar a forma de relacionamento existente.
A Análise de Conglomerados (AC), ou Cluster Analysis é uma técnica de análise multivariada cujo propósito primário é reunir objetos semelhantes, baseando-se nas características dos mesmos. Através da aplicação da Regressão linear múltipla espera-se identificar o conjunto de variáveis independentes que possuem maior influência no resultado da variável dependente. O objeto do estudo utilizou o Lucro Líquido como variável dependente e 14 variáveis independentes. A técnica estatística foi aplicada individualmente para cada ano do período analisado, possibilitando assim a comparação das variáveis.
A identificação das variáveis que possuem maior influência sobre o lucro líquido permite aprofundar o entendimento do funcionamento do setor financeiro brasileiro. Conhecer mais sobre este fenômeno auxilia o processo de tomada de decisão e as definições das estratégias voltadas para a maximização dessa variável. A análise realizada pelo SPSS apontou cinco casos como fora do intervalo esperado: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Bradesco e Banco Santander, os quais detêm 81% dos ativos totais do segmento bancário comercial.
A única variável que pode ser observada nos três períodos avaliados é a d1 – Rendas de Prestação de Serviço, essa presença constante demonstra a importância para os bancos brasileiros dos valores cobrados dos clientes em relação aos serviços prestados.
ASSAF NETO, A. Estrutura e análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro. [S.l.]: Atlas, 2015. ASSAF NETO, A. Mercado financeiro. [S.l.]: Atlas, 2018. FERREIRA NETO, M. N.; ALVES, M.; MENDONÇA, C. M. Uma análise da rentabilidade com base nos indicadores contábeis das instituições financeiras. Revista Razão Contábil & Finanças, v. 11, n. 1, 2020. MATARAZO, D. C. Análise financeira de balanços: abordagem gerencial. [S.l.]: Atlas, 2010.