Resumo

Título do Artigo

Os baby boomers na rede: uma revisão sistemática sobre adultos sêniores e o comércio eletrônico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Baby boomers
Comércio eletrônico
Revisão de literatura

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - FILIPE VALENCA E SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
2 - Juliana Moreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração- PROPADM
3 - Maria Conceição Melo Silva Luft
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM

Reumo

Num cenário de inflação, alto grau desemprego e de isolamento social, a informalidade cresce no Brasil, juntamente com a utilização do comércio eletrônico por parte de micro, pequenos e médios empreendedores (SEBRAE, 2020). Uma parcela considerável desses empreendedores possuem mais de 56 anos de idade, e estudos mostram que essa parcela da população apresentam uma maior resistência à aceitação de tecnologias digitais, sobretudo de comércio eletrônico (LLORENTE-BARROSO, 2018).
A convergência entre a era da Tecnologia da Informação e Comunicação, dependente do comércio eletrônico e o envelhecimento progressivo da sociedade justifica o fato dessa pesquisa buscar identificar na literatura temas emergentes referentes à aceitação dos baby boomers e gerações acima ao comércio eletrônico. Outra motivação para a condução desse estudo está relacionada à carência e à extensa lacuna teórica que compreende as pesquisas que buscam investigar a aceitação dos adultos mais velhos ao comércio eletrônico, conforme foi identificado por Sabaitytė (2019), Zhou (2019), Soh et al. (2020).
Llorente-Barroso et al., (2018); Helander, Weck e Meristo (2019); Farivar, Abouzahra e Ghasemaghaei (2020); Adamczyk e Betlej (2020).
Foram selecionados, por meio do critério de seleção Methodi Ordinatio, 16 artigos especializados sobre o tema. Foram percebidas, após análise, consideráveis discrepâncias entre as percepções e comportamentos que conduziram a diferentes níveis de aceitação de tecnologia entre indivíduos mais jovens e adultos sêniores.
Foi observado que a digitalização do trabalho, o comércio eletrônico e aceitação a tecnologia com ênfase na geração baby boomers e idades posteriores, tem sido temáticas latentes na produção científica. Mediante tal abordagem, entende-se que devem haver esforços por parte de políticas públicas, organizações, empresas e universidades direcionados ao investimento em educação dos adultos mais velhos no uso de dispositivos e outras ferramentas digitais largamente utilizadas no comércio eletrônico, com vias à uma maior inclusão social e econômica desse domínio de cidadãos.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE (2020) - O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 6ª Edição. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf. Acesso em: 22 de abr. 2021. LLORENTE-BARROSO, C.; SÁNCHEZ-VALLE, M.; VIÑARÁS-ABAD, M.; PRETEL-JIMÉNEZ, M. Administración electrónica y trámites online: hacia la autonomía y el empoderamiento de las personas mayores. El Profesional de la información. v. 26 n. 1, p. 34-42, 2018. Disponivel en: http://www.elprofesionalde