Resumo

Título do Artigo

Cultura de talento ou de crescimento? Efeitos do mindset organizacional na performance financeira via satisfação com a cultura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

mindset organizacional
cultura organizacional
desempenho financeiro

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Thiago Bezerra de Menezes Riva
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - São Paulo
2 - Tatiana Iwai
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - São Paulo
3 - Rinaldo Artes
INSPER INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER) - Insper

Reumo

Uma das crenças implícitas de uma cultura organizacional se relaciona ao seu mindset organizacional, ou seja, à crença compartilhada entre os membros de uma organização sobre a natureza fixa (mindset fixo) ou maleável (mindset de crescimento) dos atributos e qualidades das pessoas. O mindset organizacional é considerado um elemento cultural relevante porque ele favorece o surgimento de certas normas culturais em uma organização, definindo aquilo que é valorizado e que influencia como as “coisas devem ser feitas” dentro de uma organização.
O presente estudo tem por objetivo examinar o efeito do mindset organizacional na performance financeira da organização, utilizando a satisfação dos funcionários com a cultura como mediadora.
Assim como pessoas, organizações podem apresentar um mindset fixo ou de crescimento. O mindset fixo é dominante em uma organização, quando esta nutre uma crença compartilhada entre seus membros de que o talento e as habilidades das pessoas são inatas e não podem ser desenvolvidos. Por outro lado, pode apresentar mais um mindset de crescimento, quando a crença compartilhada é de que as habilidades são maleáveis e expansíveis. Estas crenças implicam diferentes normais culturais relacionadas à colaboração, inovação, desenvolvimento e, com isso, influenciam importantes resultados organizacionais.
Uma base de dados foi especialmente construída para testar as hipóteses do trabalho. A base criada se baseou em três fontes públicas diferentes. As declarações de missão, visão e valores das empresas foram capturadas em seus respectivos websites e usadas para avaliar o mindset organizacional. As avaliações de satisfação com a cultura das empresas foram obtidas no Glassdoor. Por fim, as informações financeiras das empresas foram extraídas do ValorPro para o ano de 2019. A amostra final foi de 170 empresas. Regressões lineares múltiplas foram conduzidas para testar as hipóteses do trabalho.
Os resultados deste estudo fornecem suporte para uma associação positiva entre mindset organizacional de crescimento e a satisfação dos colaboradores com a cultura da organização. Os resultados também fornecem evidência para uma associação positiva entre a satisfação dos colaboradores com cultura e a performance financeira da organização. Porém, não se encontrou suporte para o efeito mediador de satisfação com a cultura na relação entre mindset organizacional e performance financeira.
Ao verificar a associação entre mindset organizacional e satisfação com cultura no cenário das empresas brasileiras, este trabalho reforça a importância de as organizações aperfeiçoarem práticas e políticas que promovam o mindset organizacional de crescimento.
CANNING, E. A., MURPHY, M. C., EMERSON, K. T., CHATMAN, J. A., DWECK, C. S., & Kray, L. J.. Cultures of genius at work: Organizational mindsets predict cultural norms, trust, and commitment. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 46, n. 4, p. 626-642, 2020. MURPHY, M. C.; DWECK, C. S. A culture of genius: How an organization’s lay theory shapes people’s cognition, affect, and behavior. Personality and Social Psychology Bulletin, v. 36, n. 3, p. 283-296, 2010.