Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS: PEOPLE ANALYTICS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE CARREIRAS
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Palavras Chave

People Analytics
Talent Analytics
Gestão de carreira

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Amanda Elvira Resende Nunes Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba
2 - Raquel Santos Soares Menezes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Campus Rio Paranaíba

Reumo

O uso de dados para tomadas de decisões aplicadas à gestão de pessoas, conhecido como People Analytics, vem sendo apresentado como uma inovação capaz de fornecer suporte estratégico à gestão de talentos e, assim, proporcionar vantagens competitivas às organizações. Além disso, a analítica de dados reduz a subjetividade das decisões, aumentando a eficácia nas práticas de recursos humanos, podendo potencializar a competência da gestão (LINS et al, 2015).
Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar como as ferramentas de People Analytics podem ser utilizadas para avaliar a relação entre as competências dos colaboradores com o desempenho da organização. Com isso, espera-se identificar competências que tenham relação significativa com a performance empresarial e que, ao mesmo tempo, possibilitem a gestão da carreira em conjunto entre o colaborador e a organização.
Rodrigues et al (2019) destacam o People Analytics como um modelo estratégico de gestão de pessoas determinado a compreender, quantificar e melhorar o gerenciamento da força de trabalho na estratégia organizacional e na criação de valor. Assim, para Prokesch (2017), tem-se notado um aumento da utilização de People Analytics em organizações de outros setores e de diversos portes, e em processos variados, como aqueles relacionados à gestão de carreiras, como ocorre na GE (General Electrics).
Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em uma empresa do ramo do agronegócio que disponibilizou os resultados gerenciais de cada Unidade Gerencial Básica (UGB), com notas que refletem o desempenho da organização. Para a análise exploratória dos dados foram utilizados o método de Modelo Linear Generalizado (MLGs), para analisar o efeito das competências nas notas gerenciais e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, para realizar as comparações entre as as UGB´s.
Os resultados indicam que dentre as competências levantadas, a que prediz melhor essa relação com o desempenho, é a competência Capacidade Empreendedora, que a cada aumento no nível desta competência irá impactar positivamente nas notas gerenciais. Observa-se também, que os níveis desta competência não se difere entre as UGB´s da empresa, ou seja, se a empresa aplicar ações de desenvolvimento tanto para UGB´s com notas baixas quanto para as com notas altas, o efeito será o mesmo.
Por meio desta pesquisa pode-se perceber que as interações dos dados e mecanismos de gestão são muito importantes para entender insights, mas para que isso seja possível, é preciso que a empresa tenha avaliações estratégicas de mensuração do desempenho, possibilitando assim mais eficiência na gestão de pessoas, e análises mais realistas para tomadas de decisões sobre pessoas e suas carreiras.
LINS, J. et al. People Analytics: estágio atual da análise de dados aplicada à gestão de pessoas no Brasil. Pricewaterhouse Coopers, 2015. Disponível em: . Acesso em 09 nov. de 2019. PROKESCH, S. A Reinvenção da Gestão de Talentos: Como a GE utiliza métodos analíticos para conduzir com recursos digitais suas forças de trabalho remotas. Harvard Business Review Brasil, v. 95, n.9, p. 48-50, 2017. RODRIGUES, et al. Um Estudo Bibliométrico Sobre o Uso de People Analytics na Gestão de Recursos Humanos. In: XLII Encontro da ANPAD- EnAnPAD 2019, p.1-15, São Paulo,