Resumo

Título do Artigo

Home Office na Pandemia COVID-19: Uma Investigação dos Paradoxos de Uso da Tecnologia e Estratégias de Enfrentamento entre Empresa Pública e Privada
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Palavras Chave

Home-Office
Paradoxo da Tecnologia
Pandemia

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - HENRIQUE GARCIA PERONIO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramamento
2 - LIZIANE MIERES DOS SANTOS
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Santana do Livramento
3 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Com o advento da pandemia COVID-19, as interações entre a tecnologia e seus usuários foram exponencializadas, algo que já apontava-se como esperado, foi intensificado e até extrapolando nesse período. A tecnologia foi utilizada como fonte de ligação quase que vital em muitos contextos diários, e nas relações de trabalho foi uma das formas de manter a engrenagem “empresa” e “mundo externo” funcionando.
Quais as estratégias criadas pelas organizações para gerenciar os impactos dos paradoxos tecnológicos advindos do home office de colaboradores de uma empresa do setor público e do setor privado durante a pandemia da COVID-19? Nesse sentido, o presente estudo visa identificar quais as estratégias criadas pelas organizações para gerenciar os impactos dos paradoxos tecnológicos advindos do contexto do trabalho remoto (home office) praticado pelos colaboradores durante a pandemia de COVID-19.
A presente seção visa aprofundar aspectos teóricos para melhor compreensão da pesquisa. Primeiramente, apresenta-se o contexto do home office durante o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, os paradoxos no uso das tecnologias de informação e comunicação, e por fim, se apresentam as estratégias de gerenciamento dos paradoxos.
Dos 7 paradoxos de uso da tecnologia escolhidos para serem investigados no contexto do home office na empresa pública e na privada, emergiram mais fortemente 4 nas duas empresas, sendo eles: Maior Colaboração X Menos Face a Face (JUNGES et.al, 2018); Controle fluido X Controle limitado (SORENSEN, 2011); Engajamento ou Desengajamento (MICK e FOURNIER, 1998 e JARVENPAA e LANG, 2005); Público X Privado (JARVENPAA e LANG, 2005).
Dos 04 paradoxos mais presentes no contexto de home office das empresas pesquisadas, foi possível identificar 15 estratégias de gestão para o gerenciamento dos paradoxos de uso da tecnologia, sendo que 07 corroboram com a classificação feita por Corso (2013), conforme as áreas de gerenciamento: tempo, espaço e tecnologia. Devido ao contexto em que a pesquisa foi desenvolvida levando em consideração os paradoxos que emergiram do uso da tecnologia no home office durante a pandemia, identificou-se mais 7 estratégias que são realizadas pelos gestores entrevistados para o gerenciamento: "Pessoas".
CORSO, K. B. Práticas sócio-materiais de gestores: investigando os paradoxos de uso da tecnologia móvel em uma instituição de ensino superior. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, UFRGS, 2013. JARVENPAA, Sirkka L.; LANG, Karl R. Managing the paradoxes of mobile technology. Information Systems Management, v. 22, n. 4, p. 7-23, 2005. JUNGES, Fabio et al. Paradoxos vivenciados pelo uso das tecnologias móveis no processo individual de tomada de decisão. Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 50, p. 147-165, 2018.