Resumo

Título do Artigo

AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ANTES E APÓS O ADVENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
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Palavras Chave

Processo de ensino-aprendizagem
Estratégias de ensino-aprendizagem
Recursos didáticos

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Hávila Cristina Souza dos Santos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
2 - Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA

Reumo

A partir de 2020, com do isolamento social causado pela COVID-19, foi possível observar diversas mudanças nos segmentos, além da saúde. As atividades que tinham concentrações de pessoas sofreram impactos, como é caso do ensino presencial (Rossoni, 2020). A partir do distanciamento social e da suspensão das aulas presencias foi necessário que as Instituições de Ensino se adaptassem ao cenário, uma solução foi o ensino remoto. Diante do isolamento os docentes e discentes do ensino superior, que tinham atividades presencias, reavaliaram suas rotinas na modalidade EAD.
Com o contexto apresentado, a problemática de pesquisa visa responder: Quais são as principais estratégias de ensino aplicadas na educação contábil pelos professores que proporcionam maior eficácia na percepção dos discentes e docentes do curso de Ciências Contábeis antes e após o advento da pandemia de COVID-19? O objetivo é estudar verificar o que mudou na frequência das estratégias e o que mudou na percepção de eficácia com o advento da pandemia (alunos e professores).
Metodologia de ensino é a junção de vários procedimentos didáticos estabelecidos por técnicas de ensino que são utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de alcançar eficiência no rendimento dos alunos nas aulas (Rangel, 2008). Os discentes devem estruturar sua didática, de modo a contemplar as possibilidades que melhorem no processo de ensino-aprendizagem (Mazzioni 2013). Com as estratégias de ensino-aprendizado o professor identifica qual melhor processo de ensino se adapta as características dos alunos, poderá fazê-lo mais sucedido no seu ofício.
Este estudo é caracterizado como pesquisa quantitativa e com abordagem descritiva. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foi realizado um levantamento (survey). Este tipo de pesquisa tem como objetivo principal apresentar particularidade de determinada população ou fenômeno Gil (2008, p. 42). A amostra envolveu estudantes do 1º ao 8º semestre e professores no período letivo 2020.2 do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará. Para o levantamento dos dados, foi utilizada a aplicação de um questionário para os discentes e outro para os docentes.
Denota-se a partir das respostas obtidas, que os alunos pesquisados compreendem que eles são o centro do conhecimento e que os professores pesquisados utilizam estratégias que colocam os alunos como o centro do conhecimento, antes e com os o advento do Coronavírus. É importante salientar que quase todos os pesquisados apontaram mais de uma estratégia de ensino.
Os resultados permitem inferir que a aula típica do Curso de Ciências Contábeis da UECE incluía antes da pandemia de COVID-19 uma exposição oral dialogada, e a resolução de exercícios. Com o advento da pandemia, manteve-se a exposição oral dialogada, a resolução de exercícios e intensificou-se a apresentação de slides. Alunos e professores apresentam-se alinhados quanto a frequência das estratégias de ensino aprendizagem e recursos didáticos utilizados e a eficácia destes antes e com advento da pandemia de COVID-19.
MAZZIONI, S. (2013). As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: Concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo,2(1) 93-109. RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e dinamização das aulas. São Paulo: Papirus, 2008. ROSSONI, L. (2020). Covid-19, Organizações, Trabalho em Casa e Produção Científica. Revista Eletrônicade Ciência Administrativa,19(2),158-168.