Resumo

Título do Artigo

Fatores determinantes para sustentar inovações em serviços: contribuições de um modelo teórico
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Palavras Chave

Sustentabilidade de inovações em serviços
Co-criação
Actor-Network theory

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - FERNANDA DE SOUZA GUSMÃO LOUREDO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - COPPEAD
2 - Eduardo Raupp de Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - COPPEAD
3 - CLAUDIA AFFONSO SILVA ARAUJO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Coppead

Reumo

Há uma pressão para que as organizações forneçam cuidados de alta qualidade a todos os pacientes, ao mesmo tempo em que inovam a forma como os cuidados são prestados. À medida que buscam o desafio de prestar serviços inovadores de alta qualidade, quaisquer ganhos obtidos tendem a parar antes de ter um impacto de mudança radical nos resultados-chave, dado a dificuldade em sustentar inovações ao longo do tempo. Avanços implicam mais esclarecimentos na compreensão de como sustentar inovações de maneira eficaz e o que o conceito de sustentabilidade realmente significa.
Diante disso, este estudo tem por objetivo, com base na literatura, identificar os fatores que afetam a sustentabilidade de inovações no setor público. Para responder essa questão foi feita uma pesquisa bibliográfica visando identificar o que tem sido debatido e encontrado na literatura em relação à sustentabilidade de inovações nos serviços públicos. A contribuição teórica desta pesquisa ocorre na apresentação dos fatores que afetam a sustentabilidade da inovação, encontrados na literatura, verificados à luz da Service Dominant Logic (SDL) e da Actor-Network theory (ANT).
Este artigo é composto pelos pontos: conceitos de implementação e sustentabilidade, que permitirá um esclarecimento útil; as barreiras para a sustentabilidade de inovações que pretende mostrar os desafios encontrados no campo para a sustentabilidade de inovações; contribuições da ANT, a fim de iniciar o entendimento sobre os atores e suas contribuições para o avanço e/ou não uso das inovações implementadas; e a formação interativa de valor a partir do valor cocriado, discutindo como a criação de valor na prestação dos serviços pode ajudar a mitigar as barreiras para a sustentabilidade de inova
A análise da literatura, na qual verificamos os fatores determinantes para sustentar inovações e explicamos seu contexto à luz das teorias ANT e SDL, resultou na proposição de um modelo que mostra como os gestores em saúde podem visualizar a dinâmica que ocorre nas organizações para sustentar inovações efetivamente.
A perspectiva apresentada neste trabalho permite aos gestores a leitura de material que permita lançar luz sobre o que acontece no contexto dos serviços públicos em relação à sustentabilidade efetiva de inovações a partir da proposição de um modelo que possa mostrar como os fatores determinantes para sustentar inovações em serviços, influenciados pelas dimensões “entendimento sobre sustentabilidade” e “indivíduos somados a organização”, podem ser percebidos e analisados a partir das perspectivas teóricas propostas pela ANT e pela formação interativa de valor oriunda da SDL.
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