Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE COMPRA: Um estudo bibliométrico das produções entre 1994 a 2020
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Estudo bibliométrico

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - MARIA KÉLVIA FERREIRA DE ARAUJO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Piripiri
2 - Raul Luiz Sousa Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
3 - Paulo Cesar Lopes de Arruda
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campus Piripiri
4 - Antonio Jocélio Alves Pereira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI) - Campo Maior
5 - Nicélia Alves Pereira
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Reumo

Os estudos sobre comportamento do consumidor fazem parte do arcabouço da área de marketing, que em sua essência é um processo social (KOTLER; ARMSTRONG, 2007). Objetivou-se mapear a produção internacional sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam na decisão de compra através de um estudo bibliométrico, método quantitativo, com coleta de dados na plataforma Web of Science, mediante recorte temporal entre os anos de 1994 a 2020.
Ao considerar que as atividades de marketing buscam entender o processo de compra e consumo, nos quais os procedimentos envolvidos antes da decisão de compra são norteados por diversos fatores subjetivos que influenciam na escolha, emerge o seguinte questionamento: o que se tem publicado sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam na decisão de compra? Desta forma, o objetivo da pesquisa foi mapear a produção internacional sobre o comportamento do consumidor e os fatores que influenciam na decisão de compra.
Para o presente estudo, optou-se pela definição conceitual de marketing como um processo social e administrativo, onde as necessidades são atendidas através dos valores criados, seja pelas pessoas ou pelas organizações. Os estudos sobre comportamento do consumidor fazem parte do arcabouço da área de marketing, que em sua essência é um processo social (KOTLER; ARMSTRONG, 2007). Nesse contexto, as organizações devem estar cientes de que há fatores culturais, sociais, psicológicos e pessoais que determinam o comportamento do consumidor (CARDOSO; DAROLT; SILVA, 2016).
O tema começou a ser debatido em 1994 no artigo de Avaliação do cliente de produtos no mercado global (SAMIEE, 1994). Assim, é notável a evolução dos estudos em nível mundial, apesar de ser um número baixo no contexto. O trabalho mais citado é o de Samiee (1994) com 216 citações, é compreensível já que este foi o pioneiro na temática. O segundo é o de Erdem (1998) com 206 citações. O Terceiro foi o artigo “Compra por impulso: sua relação com traços de personalidade e pistas” (YOUN; FABER, 2000), permitindo compreender a relação entre personalidade e estímulos às compras.
Os resultados mostram que o objetivo foi alcançado e apontam os EUA com maior índice de publicações sobre a temática. Identificando fatores como compras pelo celular, utilidade, publicidade por e-mail e aplicativos e sites de compras como influenciadores na decisão de compra. Para estudos futuros, sugere-se que os artigos encontrados sejam estudados de forma aprofundada para obter relações mais consistentes sobre o tema e a sua evolução.
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun., 2006. ERDEM, Tülin. An empirical analysis of umbrella branding. Journal of Marketing Research, v. 35, n. 3, p. 339-351, 1998. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. SAMIEE, S. Customer evaluation of products in a global market. Journal of International Business Studies, v. 25, n. 3, p. 579-604, 1994. YOUN, Seounmi; FABER, Ronald J. Impulse buying: its relation to personality traits and cues. ACR North American Advances, 2000.