Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES ENTRE CULTURA EMPREENDEDORA E SOCIEDADE DO CANSAÇO: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Palavras Chave

Cultura empreendedora
Sociedade do Cansaço
Positividade

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - KLEITON SILVA FERREIRA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) - Caraguatatuba
2 - Dionysio Borges de Freitas Junior
IFSP - Insitituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus Caraguatatuba

Reumo

A cultura empreendedora é considerada um conjunto de valores, atributos, mentalidades e comportamentos que são instigados e fomentados no indivíduo para que ele às aprenda e reproduza ao longo de gerações, tal como qualquer outro fenômeno cultural que envolve compartilhamento de valores na sociedade, porém, especificamente voltado ao empreendedorismo como finalidade última. Mas há uma categoria de auto ajuda que apropria-se de seus elementos, misturando o plano de negócio a uma psicologia positiva que em, ultima consequência, aproximasse mais de uma positividade tóxica: O lado B dessa cultura.
Problema: O “Lado B” da cultura empreendedora pode ser visto como uma expressão da sociedade do cansaço?. Objetivo: analisar o “Lado B” da cultura empreendedora como expressão da sociedade do cansaço.
1.1 EMPREENDEDORISMO 1.1.1 Fundamentos cognitivos do empreendedorismo 1.1.2 Características do empreendedor 1.2 O LADO A DA CULTURA EMPREENDEDORA 1.2.1 Níveis da cultura empreendedora ▪ 1.2.2 Constituintes da cultura empreendedora 1.3 O LADO B DA CULTURA EMPREENDEDORA 1.3.1 Literatura de autoajuda 1.3.2 Coaching 1.3.3 Empreendedorismo de palco 1.3.4 A positividade do discurso 1.4 DA DISCIPLINA AO CANSAÇO 1.5 CULTURA EMPREENDEDORA NA SOCIEDADE DO CANSAÇO: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS
Esta pesquisa pode ser caracterizada como aplicada, exploratória e qualitativa, utilizando-se a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Com intuito de construir uma narrativa analítica que contemple os recursos e ferramentas sociais que dão sentido ao indivíduo como parte de uma sociedade, foram definidos parâmetros para selecionar sujeitos potenciais para as entrevistas com foco na riqueza e complexidade de detalhes (BAKER, 2012).
Considerando os objetivos definidos para essa pesquisa, os temas abordados no referencial teórico e a análise do material das entrevistas, emergiram cinco categorias de análise, a saber: (1) Características dos níveis da cultura empreendedora; (2) Entendimento sobre o “eu empreendedor”; (3) Percepção sobre o trabalho e a produção na pandemia; (4) Percepção sobre o Lado B da cultura empreendedora; e (5) Sintomas e diagnósticos da sociedade do cansaço.
Conclui-se que as características explícitas e implicitamente analisadas demonstraram uma associação entre o “Lado B” da cultura empreendedora e os conceitos abordados na sociedade do cansaço. Portanto, com base nos conceitos teóricos de Han (2015) buscou-se o reconhecimento dos efeitos de uma cultura empreendedora fora do ambiente corporativo.
BROWNSON, Christabel Divine. Fostering Entrepreneurial Culture : A Conceptualization. vol. 5, no. 31, p. 146–155, 2013. WONG, Matthew Allan. Entrepreneurial Culture: Developing a Theoretical Construct and its Measurement. no. July, p. 240, 2014. HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. 2a. Petrópolis: [s. n.], 2015. DIEHL, ASTOR ANTONIO; TATIM, DESINE CARVALHO. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004. BARDIN, Laurence. ANÁLISE DE CONTEÚDO. Lisboa: EDIÇÕES 70, 1977.