Resumo

Título do Artigo

INSIGHTS COMPORTAMENTAIS NA GESTÃO ORGANIZACIONAL: uma possível inovação?
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Palavras Chave

Inovação Gerencial
Insights Comportamentais
Processos Decisórios

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Criativas, Comportamentais e Culturais da Inovação

Autores

Nome
1 - Jane Henriques Gonçalves Marinho Gomes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - CEFET-MG Belo Horizonte Campus II
2 - Kelly Valerio Souza
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II (Belo Horizonte)
3 - Daniel Paulino Teixeira Lopes
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) - Campus II

Reumo

A inovação, como um fenômeno geral, vem sendo considerada como um imperativo no atual cenário de condições voláteis, incertas, complexas e ambíguas (MILLAR; GROTH; MAHON, 2018). Já os insights comportamentais têm proporcionado novos meios de abordar alguns dos desafios enfrentados pelas sociedades, mudando a maneira como as organizações funcionam (OCDE, 2017): baseiam-se na preocupação com problemas práticos, no uso de evidências sobre o comportamento humano para lidar com esses problemas e, principalmente, na experimentação para avaliar o impacto das soluções.
Surgiu a seguinte questão: a adoção de insights comportamentais na gestão organizacional poderia ser um tipo de inovação gerencial? O trabalho objetivou trazer para discussão uso de insights comportamentais na gestão organizacional como uma ferramenta de inovação gerencial. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, onde se propõe um mergulho na literatura da inovação e das ciências comportamentais, promovendo uma relação de intertextualidade entre os termos.
Tversky e Kahneman (1974) demonstraram que a racionalidade no processo de tomada de decisões é enviesada, ou seja, os indivíduos estão expostos a diversos vieses cognitivos que podem levá-los a algum erro de julgamento. Considerando a tendência de um indivíduo a seguir heurísticas nas decisões racionais, o papel da arquitetura de escolhas é conveniente, uma vez que prepara o ambiente e induz o tomador de decisões a obter inconscientemente um resultado previsível (THALER; SUNSTEIN; BALZ, 2013). Um nudge, para Thaler e Sunstein (2008) é um aspecto da arquitetura de escolhas.
Os insights comportamentais incluem influências sobre o comportamento derivadas do conjunto mais amplo de ciências do comportamento aplicadas às organizações, utilizando esses princípios para entender como os indivíduos absorvem, processam e reagem à informação. Este conceito reconhece diferentes ferramentas que permitem lidar com vieses e barreiras comportamentais, e tais ferramentas têm sido utilizadas para promover uma melhor tomada de decisão em diferentes áreas de políticas públicas e, recentemente, o campo organizacional tem abraçado seus conceitos, ainda que de forma discreta.
Como foi exposto, a literatura sobre insights comportamentais fornece várias estratégias para atuar na mudança de comportamento. As descobertas sugerem desde a simples informação da ocorrência de vieses até estratégia explicitas ou implícitas para contornar a presença de tais vieses – por exemplo, por nudges visando maior racionalidade nas decisões, consequentemente aumentando o bem-estar, seja de cidadãos ou da própria organização e das pessoas dentro delas.
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. Science, v. 185, n. 4157, p. 1124-1131, 1974. MILLAR, C. CJM.; GROTH, O.; MAHON, J.F. Management innovation in a VUCA world: Challenges and recommendations.California Management Review, v. 61, n. 1, p. 5-14, 2018. OCDE. Behavioural insights and public policy: Lessons from around the world. OCDE, 2017. THALER, R; H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness, 2008. THALER, R.H; SUNSTEIN, C.R.; BALZ, J. Choice architecture. The behavioral foundations of public policy, p. 428-439, 201