Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS NA INDÚSTRIA 4.0 NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DE SUPPLY CHAIN DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Indústria 4.0
Gestão por Competencia
Supply Chain

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão: do tradicional às competências

Autores

Nome
1 - Vinicius dos Santos Baptista
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FES
2 - Daniel Reis Armond de Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - Departamento de Administração - Faculdade de Estudos Sociais
3 - Ana Flávia de Moraes Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

Reumo

Novas tecnologias têm impactado diretamente a área de operações e logística por meio da nova economia digital (RUBMANN et al., 2015), com novas tecnologias surge o conceito de competência. Profissionais de Supply Chain são parte da grande gestão e atuação em operações e logística (MENTZER et al., 2001), portanto se faz necessário identificar as competências profissionais requeridas para esse contexto específico e, mais especificamente, àquelas aplicáveis ao Supply Chain, assim essa pesquisa busca identificar quais competências da indústria 4.0 o profissional dessa área entende como essenciais.
Nesse contexto, indaga-se: Quais competências profissionais da indústria 4.0 são validadas pelos profissionais de Supply Chain do Polo Industrial de Manaus (PIM)? O objetivo norteador da pesquisa é identificar, pela perspectiva dos profissionais de Supply Chain do PIM, quais são as competências para atuação na indústria 4.0.
Nove pilares tecnológicos que estão transformando a produção industrial por meio da indústria 4.0: big-data, robôs autônomos, simulação, IoT, cibersegurança, integração de sistemas, nuvem, fabricação aditiva e realidade aumentada (RUBMANN et al., 2015). Nove documentos foram analisados (seis artigos científicos e três estudos de renomadas organizações) pelas autoras do Aires, Moreira e Freire (2017), pela análise fica evidente a maior ocorrência de cinco competências (criatividade, inovação, comunicação, solução de problemas e conhecimentos técnicos).
Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura com foco em artigos científicos que contemplassem os contextos apresentados no presente artigo, de modo que se elaborou um quadro a partir da obra de Aires, Moreira e Freire (2017) sendo os conceitos das competências foram traduzidos em assertivas para que a partir delas fosse elaborado o questionário utilizando a plataforma Google Forms, que seria aplicado aos profissionais em foco do estudo e entendido por meio de uma escala de concordância, após o período de coleta, os dados foram devidamente tabulados e organizados em gráficos.
Por meio da análise dos gráficos, é possíveis perceber que as categorias de habilidades ou competencias com maior nível concodancia foram as de habilidades cognitivas englobando a capacidade de se colocar em prática uma ideia ou projeto, competencias de conteúdo com pontos como aprendizagem contínua de maneira multidisciplinar e comunicação, competencia para solucionar problemas complexos e o gerenciamento de recursos materiais.
O estudo constatou que as habilidades e competências com maior concordância foram as relacionadas à aprendizagem e aplicação de conhecimento multidisciplinar a fim de que estes possam ser aplicados à resolução de problemas por meio da atuação do profissional de Supply Chain em equipes multidisciplinares. Assim, entendeu-se que as competências divididas em categorias podem ser correlacionadas entre si por terem um mesmo fundamento, e geralmente relacionadas a resolução de problemas de rotina ou até mesmo inesperados no dia a dia do profissional.
AIRES, R. W. A.; MOREIRA, F. K.; FREIRE, P. S. Indústria 4.0: competências requeridas aos profissionais da quarta revolução industrial. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CONHECIMENTO E INOVAÇÃO, 7., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis :UFSC, 2017. p. 1-15. MENTZER, J. T. et al. Defining Supply Chain management. Journal of Business logistics, [s. l.], v. 22, n. 2, p. 1-25, 2001. RUBMANN, M. et al. Industry 4.0: The future of productivity and growth in manufacturing industries. Boston Consulting Group, Boston, v. 9, n. 1, p. 54-89, 2015.