Resumo

Título do Artigo

COACHING ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO PRÁTICA COM LIDERANÇAS DO SESC/SENAC/RS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Coaching
Liderança
Sesc/Senac

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Whillian Duarte Brose
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Fadwa Muhieddine Dahrouge
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Jose Paulo da Rosa
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre - RS

Reumo

Muitas organizações implementam o coaching como uma ferramenta para o desenvolvimento dos seus líderes, com o intuito de expandir e aperfeiçoar os conhecimentos, competências e aptidões dos profissionais. Contudo, para Marques et al. (2014) a eficácia das intervenções de coaching depende de alguns fatores, como boas condições estruturais e organizacionais, um coach competente e que seja realizada em momento adequado da equipe. Este estudo traz contribuições importantes sobre o tema do coaching nas organizações e como ferramenta para aperfeiçoamento dos líderes.
O Contexto investigado foram as lideranças do Sesc/RS e Senac/RS.
Fruto da necessidade de desenvolvimento de lideranças, a pesquisa investigou um grupo de executivos que fizeram uma capacitação em coaching e que estão implementando o programa com seus gerentes no âmbito do SESC/SENAC/RS onde busca-se identificar a percepção desses profissionais sobre as competências requeridas para a atuação no contexto de trabalho. Neste sentido, o problema de pesquisa consiste na seguinte questão: Quais as carências e oportunidades observadas para a realização do coaching por líderes no contexto de trabalho?
A pesquisa utilizou um modelo de natureza exploratória com abordagem metodológica qualitativa, com adoção da estratégia de Grupos Focais. Os participantes foram divididos em quatro grupos focais: 2 grupos de 5 executivos, que fizeram o papel de coach e 2 grupos de 5 gerentes que receberam o coach (os coachees). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado e análise a partir das notas e observações realizadas.
Os resultados encontrados estão alinhados às características necessárias e valorizadas ao perfil de um coach apresentadas na literatura, dentre elas a confiança e a prática da escuta. Dentre as dificuldades, a mais apontada foi a questão do tempo. Quanto a existência de barreiras organizacionais para a implementação do programa, o principal relato foi referente ao distanciamento/descentralização. Por fim, quanto aos resultados obtidos, houve convergência entre os executivos em apontar que proporciona autoconhecimento, porém eles enxergam mais benefícios com o programa de mentoria.
Este estudo traz contribuições sobre o tema do coaching nas organizações e como ferramenta para aperfeiçoamento dos líderes, pois ainda há poucos estudos acadêmicos sobre os resultados de coaching e muitos aspectos da prática do coaching ainda estão em discussão, como as formas de atuação e capacitação do coach, assim como os objetivos da adoção dos programas nas organizações. Segundo Batista e Cançado (2017) há lacunas sobre a aplicação do coaching no âmbito organizacional, visto que há divergências quanto a definição e sobre a maneira de atuação.