Resumo

Título do Artigo

TECENDO REDES EMPREENDEDORAS: UMA APLICAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO TURISMO DO MACIÇO DE BATURITÉ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo
Planejamento
Tecendo Redes

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Maria do Socorro de Assis Braun
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) - Reitoria
2 - Rômulo Batista da Silva Galvão
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) - CAMPUS BATURITÉ

Reumo

A ação de empreender representa uma alternativa para a sobrevivência de muitas pessoas pela geração de renda e também uma oportunidade para criação de negócios rentáveis e lucrativos. Nessa perspectiva, planejar é essencial para a sucesso de um empreendimento pois significa um alvo a ser alcançado. Por isso, a ideia foi utilizar o Tecendo Redes nos empreendimentos relacionados ao turismo do Maciço de Baturité, como um diagrama de planejamento fácil, simples e visual. Com ele o empreendedor poderá gerenciar o negócio, aumentando a competitividade da empresa e consequentemente seus resultados.
O Maciço de Baturité está na região metropolitana do Ceará, área de 3.707,24 km², treze municípios, com clima ameno de serra e sertão, trechos da Mata Atlântica, compõe um dos destinos turísticos procurados pelos cearenses. Neste cenário, desenvolver a cadeia produtiva dessa região trará benefícios para sociedade que desfrutará das riquezas geradas pelo turismo. Portanto, planejar é condição necessária para boa gestão do negócio, pois oferece caminhos para aproveitar chances do mercado, analisando as variáveis que podem influenciar o sucesso das empresas que fazem parte do turismo da região.
A pesquisa partiu a premissa do planejamento como uma função que permite ao empreendedor compreender a necessidade de analisar os processos internos para definir estratégias para um negócio. Entretanto, o que se observou nos microempreendimentos da cadeia produtiva do Turismo, do Maciço de Baturité foi a falta de conhecimento e prática desta ação. Por isso, foi utilizado o Tecendo Redes para auxiliar no diagnóstico e planejamento dessas empresas, por ser um diagrama visual e fácil, construído em uma única folha, criado a partir da interação do Canvas e as perspectivas do BSC para resultados.
O Tecendo Redes, criado a partir da adaptação do Canvas com o BSC, aproveitando a simplicidade e facilidade do primeiro e a definição de indicadores em quatro perspectivas do segundo, apresenta-se como um instrumento de planejamento capaz de mostrar aos empreendedores uma visão geral do negócio, apresentando um modelo que interliga todas as áreas da empresa e a conecta ao mercado. Desse modo, modelos de negócios visuais, flexíveis e dinâmicos, como o diagrama Tecendo Redes, oportunizam o desenvolvimento de novas ideias e o planejamento de uma empresa, com uma visão holística e sistêmica.
O Tecendo Redes foi aplicado em trinta empreendimentos do turismo da região do Maciço de Baturité, para testar sua eficiência e análise do negócio, e ainda apontar oportunidades que atendam às demandas do mercado. Os resultados estão nos seis gráficos, iniciando com o perfil dos respondentes, seguido da análise de como o diagrama poderia mostrar a situação atual do negócio explicitando os fatores críticos de sucesso, finalizando com a análise do instrumento como ferramenta de gestão. Portanto, as respostas confirmaram o diagrama para diagnóstico e planejamento, simples e fácil de elaborar.
A aplicação do Tecendo Redes trará benefícios às empresas de toda cadeia produtiva do turismo do Maciço de Baturité, que poderão pensar e planejar o futuro com um diagrama fácil e visual, podendo aproveitar o potencial turístico da serra, sertão, relevo, hidrografia, fauna e flora diversificadas. Além disso, oportunizar o turismo cultural da rede de cidades da região aproveitando os resquícios da cultura indígena e quilombolas, além das diversas manifestações populares locais, estimulando o desenvolvimento econômico e social, seja pelo aumento da riqueza, seja pela geração de emprego e renda.