Resumo

Título do Artigo

Nas Trilhas Do Café: Contexto Informacional de Empreendedores do Setor de Cafeterias do Recife/PE
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Palavras Chave

Cafeterias
Café
Contexto informacional

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Gabriel Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAC
2 - Sílvio Luiz de Paula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciência da Informação / Campus Recife/PE
3 - Elizabeth Regina Tscha
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - sede

Reumo

A relevância do café e de seus derivados na economia é indiscutível. Fazendo parte do cotidiano dos brasileiros, o país é um dos principais produtores do grão. As cafeterias são responsáveis por uma parcela considerável do consumo, bem como pela difusão de métodos de torrefação e filtragem. Enquanto empreendimentos, percebe-se uma complexidade das informações que circundam as cafeterias, assim, a gestão da informação pode contribuir com o entendimento do contexto informacional do setor, especialmente na cidade de Recife/PE, em que se percebe um boom na quantidade de estabelecimentos.
A informação é um recurso estratégico relevante para a competitividade e sobrevivência das organizações, não sendo diferente no caso das cafeterias. A cidade de Recife/PE vive um cenário de crescimento do mercado de cafeterias, o que possibilita investigar e demonstrar características do setor. Assim, este manuscrito busca desvelar a complexidade do contexto informacional dos empreendedores do setor. Mapeando por geolocalização as cafeterias existentes na cidade e identificando as necessidades informacionais dos empreendedores.
O café é historicamente parte do cotidiano dos brasileiros, durante o século XVII até o atual, as cafeterias participaram ativamente da popularização e do consumo. De acordo com o SEBRAE (2019), no Brasil, existem 3,5 mil cafeterias especializadas, possuindo demandas e características específicas. Nesse cenário, contribuições ao setor podem ser agregadas a partir da gestão da informação, que conta com elementos como o fluxo informacional, a mediação da informação, as competências informacionais, e o contexto informacional, que condicionam as necessidades informacionais (PAULA; PRESSER, 2020).
Quanto à metodologia, de abordagem qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de pesquisa documental e entrevista semiestruturada com cinco empreendedores responsáveis pelo início do movimento de cafeterias especiais na cidade, já o mapeamento das cafeterias da cidade foi realizado por meio da técnica de web scraping. Os dados coletados por meio da técnica de web scraping foram transformados em gráficos e mapas desenvolvidos no Power BI, facilitando a análise dos resultados, já os diagramas das dimensões das necessidades informacionais foram desenvolvidos na plataforma Lucidchart.
A terceira onda de cafeterias chegou ao Recife em meados de 2014-2015, das 109 cafeterias mapeadas pelo SEBRAE em 2018, este estudo identificou em 2020 um crescimento de 39% em apenas dois anos, com diversificação em novos bairros e aumento de tipos específicos. Já no tocante ao contexto informacional do setor de cafeterias, a partir das entrevistas com os empreendedores do setor, agrupou-se as principais informações em oito dimensões, sendo: formação, comunicação, certificações e selos, forças políticas, agências de fomento, entidades reguladoras, legislação e fornecedores.
Quanto aos resultados, identifica-se aumento na quantidade de empreendimentos do setor, bem como a concentração em bairros de maior poder aquisitivo. Em relação ao mapeamento do contexto informacional, percebe-se a complexidade que permeia o ecossistema de cafeterias, bem como a alta necessidade informacional demandada pelos empreendedores do setor.
GURGEL, Miriam; RELVAS, Eliana. Café com Design: a arte de beber café. São Paulo: Editora Senac, 2015. MARTINS, Ana Luiza. História do café. Editora contexto, São Paulo. 2012. OLIVEIRA, M.; BERTUCCI, M. DA G. E. DE S. A Pequena E Média Empresa E A Gestão Da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 13, n. 2, 30 jun. 2003. PAULA, Sílvio Luiz de; PRESSER, Nadi Helena Presser. Gestão Da Informação: Elementos Constituintes Para O Contexto Organizacional. Revista Gestão e Organizações, v. 05, Edição Especial, 2020.