Resumo

Título do Artigo

COMO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É ABORDADO EM PROCESSOS DE FUSÃO E AQUISIÇÃO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Fusões e Aquisições
Desenvolvimento Sustentável
ODS

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Liliane Franciole Frazão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Francisval
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Cristina Lelis Leal Calegario
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE

Reumo

Há uma tendência para o reconhecimento da necessidade de adequação das F&A às pressões e demandas do mundo globalizado, destacando aí uma maior preocupação com questões de sustentabilidade e responsabilidade organizacional. Essa movimentação em prol da sustentabilidade pode ser visualizada em termos práticos por meio do número crescente de negócios impulsionados por motivos sustentáveis ou de responsabilidade social, além de relatórios voltados à inclusão de critérios de sustentabilidade nas transações corporativas.
Embora exista um movimento em torno do aumento da relevância da inclusão da perspectiva do desenvolvimento sustentável nas pesquisas de F&A bem como na prática gerencial, o entendimento sobre essas questões ainda é incipiente, necessitando de maiores esclarecimentos. Adicionalmente, este estudo atende ao clamor por mais pesquisas que promovam a sustentabilidade, tendo em vista a responsabilidade da academia de atuar como agente de mudança social (Meglio, 2020). Diante disso, este estudo objetiva revisar e sintetizar a literatura que relaciona processos de F&A e desenvolvimento sustentável.
Estudos anteriores encontraram as seguintes evidências: impacto positivo das F&As quando as empresas se voltaram a diferentes stakeholders; os adquirentes com níveis mais elevados de sustentabilidade experimentam maiores retornos no anúncio; melhor desempenho operacional de longo prazo, retornos de ações e maior ocorrência de ganhos sinérgicos quando as adquiridas apresentam melhor desempenho ambiental; a alta sustentabilidade da empresa-alvo está associada a retornos anormais positivos, especialmente quando há congruência entre as dimensões sociais e ambientais das empresas envolvidas.
Os estudos analisados giravam em torno de alguns eixos temáticos principais como a criação de valor e/ou o impacto financeiro da adoção de práticas sustentáveis em processos de F&A, os pilares ambiental e social de maneira direcionada ou os três pilares de maneira conjunta (Three Bottom Line). Foram destacadas, ainda, a preocupação com a reputação das organizações ao se preocuparem com a sustentabilidade, bem como a utilização desses processos em prol da inovação. Por fim, o papel da academia na ampliação e fortalecimento das discussões sobre desenvolvimento sustentável.
Este estudo buscou revisar e sintetizar a literatura que relaciona processos de F&A e desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa a partir da base Scopus. Os resultados indicam que a interseção desses dois temas ainda precisa avançar, dada sua importância tanto em nível prático gerencial quanto pela pressão da sociedade por respostas mais sustentáveis nos negócios.
González-Torres, T., Rodríguez-Sánchez, J.-L., Pelechano-Barahona, E., & García-Muiña, F. E. (2020). A systematic review of research on sustainability in mergers and acquisitions. Sustainability (Switzerland), 12(2). Meglio, O. (2020). Towards more sustainable M&A deals: Scholars as change agents. Sustainability (Switzerland), 12(22), 1–11. Vastola, V., & Russo, A. (2021). Exploring the effects of mergers and acquisitions on acquirers’ sustainability orientation: Embedding, adding, or losing sustainability. Business Strategy and the Environment, 30(2), 1094–1104.