Resumo

Título do Artigo

Um Estudo sobre Marcas de Açaí: há uma Lovemark Repleta de Gratidão?
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Palavras Chave

Lovemark.
Consumo.
Açaí.

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - GENERSON ALMEIDA DINIZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - campus paricarana
2 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Departamento de Administração
3 - Jaqueline Silva da Rosa
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPGADM
4 - DAIANE TRETTO DA ROCHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Departamento de Administração
5 - Rita de Cassia Silva Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Boa Vista

Reumo

Nesse estudo, traz-se a gratidão no consumo a fim de compreender se ela influencia a percepção dos consumidores no sentimento de amor à marca. Dessa forma, também, essa pesquisa demonstará o que vem à mente dos consumidores da marca de açaí. A relevância de ser uma Lovemark para empresas é a fidelização dos consumidores; com isso manter contato para conhecer e trabalhar os clientes. Roberts (2006, p. 74) sinaliza que “marcas não são propriedades das empresas, mas sim das pessoas que as amam”.
Na cidade de Boa Vista (Roraima) há inúmeras marcas de açaí, e nesse sentido, este trabalho apresenta a questão de pesquisa: A gratidão afeta (influencia) a escolha de uma marca de açaí que é considerada apaixonante? O estudo tem como objetivo identificar se a gratidão influencia os consumidores de uma Lovemark de açaí.
Nas palavras de Keller (1993) é possível mensurar a marca sob duas frentes: a) forma indireta: toma-se dois elementos, a atenção dospensada à marca medida pela consciencia e a percepção da imagem de marca represnetada pela sua força, valor e singularidade; e b) a congruencia e relvância das associações que o nome da marca revela na mente do consumdior. É nessa dimensão, que esse estudo se debruça, ao se propor a desvelar, também, se o sentimento da paixão está atrelada à marca de açaí em seus consumidores em Boa Vista (Roraima).
Esta pesquisa classifica-se como quantitativa. Para tanto, os critérios de inclusão dos respondentes foram: a) Consumidores de açaí e b) maiores de 18 anos. A amostragem é não-probabilística por conveniência. Fez-se uso da estatística descritiva para analisar os dados, seguida da estatística inferencial, Regressão linear simples, sendo a Brandlove a variável de saída e a gratidão a variável preditora. Para tanto, se utilizou o Statistical Package for the Social Sciences 20.0.
Viu-se que as marcas mais frequentes na cabeça dos consumidores. Analisou-se a escala de Lovemark. A média total da escala foi de 3,91, isto é, a marca está localizada entre 3 a 4, indicando um moderado apego à marca e a moda foi 3, ou seja, a resposta que mais obteve-se no questionário foi de parcialmente, nos questionários dos 248 respondentes. As evidencias indicaram que não há amor às marcas de açaí indicadas.
Os resultados indicaram que a gratidão influencia a Brandlove, mesmo que de uma forma breve (11,10%). Quanto à avaliação da gratidão como precedente, viu-se que embora se tenha um uma correlação fraca (0,333), o percentual de 11,10% com a preditora gratidão, explicando o modelo da Brandlove, o que não se pode desprezar a relação, mesmo que fraca, indicada pela análise.
CARROLL, B.; AHUVIA, A. C. Some antecedents and outcomes of brand love. Marketing Letters 17.2.79-89, 2006. CHO, E., FIORE, A.Conceptualization of a holistic brand image measure for fashionrelated brands. J. Consum. Mark. 32 (4), 255–265, 2015. COBRA, Marcos. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1992. COHEN, K. O. et. al. Quantificação do teor de antocianinas totais da polpa de açaí de diferentes populações de açaizeiro. Belém: Embrapa, 15 p., 2006.