Resumo

Título do Artigo

ENADE: EFEITOS DE ELEMENTOS DE ORDEM ESTRUTURAL E PEDAGÓGICA DOS CURSOS
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Palavras Chave

ENADE
Justiça Social
Desempenho Acadêmico

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - ESMAEL ALMEIDA MACHADO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) - DOURADOS
2 - ROSEMAR JOSÉ HALL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE
3 - RENATO FABIANO CINTRA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD) - Mestrado Profissional de Administração Pública (PROFIAP)

Reumo

Em curta jornada, o Brasil tem avançado ao incluir uma diversidade de estudantes com origem social menos privilegiada e de grupos tradicionalmente excluídos – traço relevante da democratização do ensino superior. Contudo, perduram barreiras que vão desde o âmbito socioeconômico até questões individuais de aprendizagem e rendimento. Neste artigo, elementos de natureza estrutural e pedagógica dos cursos e que estão relacionados à eficácia escolar são investigados quanto ao seu potencial para ampliar a equidade na educação superior, inspirando o problema de pesquisa.
Atributos inerentes ao aspecto pedagógico e de infraestrutura dos cursos, são variáveis com potencial de influenciar o desempenho no ENADE? Assim, busca-se analisar os efeitos de elementos de ordem estrutural e pedagógica dos cursos com o objetivo de identificar seu potencial para influenciar o desempenho no ENADE. Por esta via, tem-se a hipótese de que o nível de investimento de recursos públicos nestes elementos seriam fator diferencial para superar a defasagem de background dos estudantes – que é condição recorrente entre estudantes de meios populares.
No Brasil, Caregnato et al. (2018) apontam contradições associadas ao acesso de novos públicos à universidade na última década, em específico quanto a evidente exclusão pela inclusão desses novos públicos majoritariamente por instituições de menor prestígio e em áreas com menor reconhecimento social. Na avaliação de Bertolin e Fioreze (2016), o background é fator interveniente basilar no desempenho na escola, indicando indícios de que o mesmo efeito exista no âmbito da educação superior quanto ao desempenho dos graduandos, apesar de restar certa insegurança devido a insipiência literária.
A pesquisa é classificada como descritiva, pois busca descrever as relações existentes entre as variáveis dependentes e as variáveis explicativas, proficuamente referenciadas na literatura. No caso, é avaliada a associação entre atributos inerentes ao aspecto pedagógico e de infraestrutura dos cursos, em relação ao potencial de influenciar os resultados de aprendizagem do estudante. Desta maneira, a abordagem adotada foi a quantitativa, diante da utilização de análise fatorial exploratória e de regressão logística multinomial.
A comparação feita entre estudantes com origem em meios populares, ambos concluintes de graduação em 2018, serve para corroborar na defesa de que os atributos pedagógicos são influenciadores do desempenho acadêmico. Os dados demonstram que a probabilidade de um estudante de meio popular pertencer ao estrato superior é de 28% sob a influência de atributos pedagógicos. De outra maneira, os atributos pedagógicos foram diferenciais ao desempenho acadêmico neste estrato. Os resultados sugerem ainda que a renda familiar do estudante também pode contribuir para isso.
Em poucas palavras, é possível sugerir que a infraestrutura e o suporte pedagógico dos cursos são fatores que potencializam o desempenho acadêmico, compensando possível defasagem de formação entre estudantes de meios populares. No caso, levando em conta que estudantes com origem em famílias com renda superior, com base na teoria, possuem maior acúmulo de capital cultural e background. Ou seja, o curso pode fazer a diferença no desempenho acadêmico. Isso ficou explicitado com a segregação da amostra em dois conjuntos de dados.
BERTOLIN, Julio; FIOREZE, Cristina. A (in)determinância do capital cultural e do background no desempenho dos bolsistas PROUNI: das notas além do esperado às hipóteses de resultados improváveis. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 21, n. 2, p. 288-308, 2016. CAREGNATO, C.; RAIZER, L.; GRISA, G.; MIORANDO, B. New audiences and new educational stratifications in brazilian Higher Education in the 21st Century. AISHE-J: The all Ireland Journal of Teaching and Learning in Higher Education. Kildare, v. 10, n. 1, p. 61-86, 2018.