Resumo

Título do Artigo

Capacidade Dinâmica Gerencial de Escolas Privadas Brasileiras de Educação Básica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

capacidade dinâmica gerencial
gestão escolar
educação básica

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Lia Schuch Ventura
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopólis
2 - Marta Fabiano Sambiase
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Este trabalho tem como objetivo identificar a Capacidade Dinâmica Gerencial (CDG) na gestão de instituições de ensino básico privado no Brasil. Conhecer a CDG é útil para estudos cujos interesses estão focados na compreensão das atuações gerenciais, principalmente, além da estratégia empresarial, podendo entender o desempenho corporativo sob condições de mudança. Neste sentido, as CDGs são capacidades pelas quais empreendedores e gestores constroem, integram e reconectam recursos e competências organizacionais (ADNER; HELFAT, 2003).
Identificar capacidades gerenciais dinâmicas na administração empresarial de instituições de ensino básico privado brasileiras.
Segundo Adner e Helfat (2003), existem três alicerces centrais de CDG: Capital Humano Gerencial (BECKER, 1964), Capital Cognitivo Gerencial (HUFF, 1990) e Capital Social Gerencial (BURT, 1992). Segundo Collis (1994) a Capacidade Dinâmica está relacionada aos processos estratégicos, organizacionais e a habilidade da firma em desenvolver novas estratégias mais rápido do que os concorrentes por meio do reconhecimento de diferentes recursos de valor.
A metodologia foi sustentada na abordagem quantitativa. O tipo de pesquisa adotado foi exploratório-descritivo. O nível de análise usado foi o individual por ser o nível onde um determinado fenômeno, construção ou processo está quando se considera uma perspectiva de microfundamentos. Para fins de estratégia descompactar fatores relacionado ao indivíduo fornece um ponto de partida para analisar os resultados no nível macro. Os sujeitos de pesquisa selecionados foram gestores atuantes em escolas privadas de ensino básico do Brasil.
Após termos feito a análise da AFE individualmente de cada capital e termos chego aos fatores de cada um dos capitais, reunimos os resultados para criarmos a escala das CDG. Além dos agrupamentos das assertivas por dimensão de CDG, os respondentes informaram o caráter dinâmico de cada questão. Assim, são apresentadas as dimensões de CDG com as variáveis finais, agrupamento por fatores para melhor interpretação, e caráter dinâmico
O trabalho foi realizado através de uma pesquisa quantitativa de abrangência nacional onde se buscou conhecer o perfil do gestor, como sua prática se relaciona com a teoria de CDG e suas três dimensões (CSG, CCG e CHG) e o dinamismo de mudança ao longo do tempo de cada variável proposta. Os dados coletados permitiram conhecer a capacidade dinâmica gerencial das escolas de ensino básico privada, além de proporcionar o conhecimento do perfil do gestor escolar, comparando as similaridades com toda a rede de educação e destacando o perfil próprio da rede de educação básica privada.
ADNER, R.; HELFAT, C. E. Corporate effects and dynamic managerial capabilities. Strategic management journal, v. 24, n. 10, p. 1011-1025, 2003. BECKER, G.S. Human Capital. A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. Chicago and London. Aufl., Originalauflage, 1964. BURT, R.S. Selected holes: the social structure of competition. Cambridge,MA: Harvard University Press. 1992. COLLIS, D.J. Research note: how valuable are organizational capabilities? Strategic management journal, v.15, n.S1, p.143-152, 1994. HUFF, A. S. Mapping strategic thought. John Wiley & Sons, 199