Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE TRANSIÇÃO PARA UMA PRODUÇÃO COM SUSTENTABILIDADE INTEGRAL EM UM SISTEMA AGRO-FLORESTAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Environmental Inovation
Socio-technical transitions to sustainable economy
Agro-forestry system

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Claudia de Lima Cheron
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Economia das Organizações
2 - Maria Sylvia Macchione Saes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

Este estudo busca analisar o processo de transição vivienciado por um grupo de produtores no Sul da Bahia, que conseguiu, através do upgrading da cadeia, a sustentabilidade integral, viabilizando a continuidade da cabruca em suas propriedades. A compreensão da transição deste sistema agro-florestal é de fundamental relevância, pois poderá servir como ferramenta para que sejam elaboradas políticas públicas em outros sistemas agro-silvo-florestais semelhantes.
O problema da pesquisa era identificar como ocorre o processo de transição sociotécnicas para uma produção com sustentabilidade integral num sistema agro-florestal em uma floresta tropical. Os objetivos especifícos para a analise foram: Identificar como foi o processode transição; Identificar os principais drivers e fatores-chave responsáveis; Identificar o mecanismo que gerou e possibilitou essa dinâmica.
O estudo baseou-se na Multi-Level Perspective (MLP) que é a linha de pesquisa mais usada na literatura sobre transições sociotécnicas. O apelo da abordagem MLP está em sua capacidade de abordar a dinâmica de sistemas sociotécnicos de grande escala e os desafios de sustentabilidade que eles representam.
A colaboração e a importância do relacionamento dos atores foram identificados como fatores-chave principalmente para a fase de iniciação e desenvolvimento. As relações interpessoais apareceram como fundamentais, em particular para o desenvolvimento de conceitos, estratégias e estabelecimento de estruturas de funcionamento.
A análise de conteúdo e a triangulação dos dados permitiram uma boa compreensão do processo, dos drivers e fatores-chave responsáveis pelo sucesso da transição do cacau de qualidade do consórcio do Sul da Bahia. O caso em estudo deixa claro que a sustentabilidade ambiental por si só, não garante a preservação da floresta, sendo fundamental que se atente ao tripé de sustentabilidade econômica, social e ambiental, a fim de se atingir uma transição duradoura. A ancoragem também pode ser identificada como fator-chave para a dinâmica de transição.
El Bilali, H. (2019). The multi-level perspective in research on sustainability transitions in agriculture and food systems: A systematic review. Agriculture (Switzerland), 9(4). Elzen, B., de Haas, W., Wigboldus, S., Bos, B., & Dijkshoorn-Dekker, M. (2020). Transition pathways-contours of an analytical framework (No. 839). Stichting Wageningen Research, Wageningen Plant Research, Business Unit Field Crops. Sutherland, L.-A., Darnhofer, I., Wilson, G. A., & Zagata, L. (2014). Transition Pathways towards Sustinability in Agriculture. Case Studies from Europe. CABI