Resumo

Título do Artigo

ARTICULAÇÕES DE IDENTIDADES CULTURAIS ELABORADAS NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS SOBRE O CONSUMO DE FÃS BRASILEIROS DA NBA
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Palavras Chave

Identidade cultural
Fandom
Projetos de Identidade dos Consumidores

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - André Luiz Maranhão de Souza-Leão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD)
2 - BRUNO MELO MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE
3 - Fernando Sacic Carneiro Leão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife

Reumo

Na indústria do entretenimento, as ligas esportivas têm se destacado pelo seu grande valor econômico e impacto cultural. É o caso das ligas esportivas americanas, dentre as quais a National Basketball Association (NBA), que tem no Brasil seu maior mercado latino-americano. Por se tratar de um produto midiático fortemente associado ao contexto cultural estadunidense, o consumo da liga costuma estimular a produção de projetos de identidade dos consumidores.
O estudo busca compreender como identidades culturais são articuladas a partir das interações virtuais de fãs da NBA no Brasil?
Produtos massivamente mediados como as ligas esportivas são comumente consumidos por um tipo específico e proativo de consumidores: os fãs. Em suas articulações, os fãs buscam legitimar suas práticas de consumo, elaborando projetos de identidade. Consequentemente, se inserem num contexto mais amplo: a possibilidade que o consumo oferece aos indivíduos para manifestar a própria identidade. E como o consumo é uma prática cultural, pode ser associada às proposições de Stuart Hall acerca dos meios para elaborar identidades culturais.
Três movimentos foram inferidos como articulações de projetos de identidade entre os fãs da NBA no Brasil: o nacionalismo que se interessa numa maior participação de aspectos do seu país na liga; a aculturação de consumo que indica uma assimilação da cultura estrangeira - e hegemônica - em detrimento da local; a repercussão em posicionamentos políticos que assumem ao consumir aspectos que extrapolam o conteúdo esportivo em si.
Os diferentes projetos de identidade elaborados pelos fãs da NBA no Brasil estão intimamente associados a aspectos culturais que os indivíduos ressignificam para manifestar a si próprios por considerar que é capaz de lhes representar.
Arnould, E. J., & Thompson, C. J. (2005). Consumer culture theory (CCT): twenty years of research. Journal of Consumer Research, 31(4), 868-882. Hall, S. (1980). Encoding/Decoding. In: S. Hall, D. Hobson, A. Lowe, & P. Willis (Eds.), Culture, media, language (pp. 128-140). London: Hutchinson. Hall, S. (1990). Cultural identity and diaspora. In J. Rutherford (Ed.), Identity: Community, culture, difference. London: UK: Lawrence and Wishart. pp. 222–237. Kozinets, R. V. (2001). Utopian Enterprise: Articulating the Meanings of Star Trek’s Culture of Consumption. Journal of Consumer Research, 28(1)