Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DO USO DAS TECNOLOGIAS EM ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS (OSFIL)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

tecnologias
organizações sem fins lucrativos
terceiro setor

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e TICs para Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Daiana de Marco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
2 - Schirlei Stock Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - DEBORA BOBSIN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

As organizações sem fins lucrativos (OSFIL) pertencem ao terceiro setor, não tendo como objetivo o resultado econômico e financeiro, ao mesmo tempo, em que não fazem parte de iniciativas governamentais (SALES; SILVA, 2014; BOBSIN; PETRINI; POZZEBON, 2019). Na sociedade digital, as OSFIL estão lidando com contextos complexos e turbulentos ao enfrentar a força disruptiva da transformação digital. As tecnologias podem ajudar as OSFIL na concretização da missão organizacional bem como nos seus procedimentos de planejamento e identificação de áreas problemáticas (EBRAHIM, 2002).
Este trabalho discute o uso das tecnologias em OSFIL. Apresenta-se um estudo bibliométrico que analisou o panorama do uso das tecnologias em OSFIL e a respectiva produção acadêmica sobre o tema. Buscou-se compreender como estas organizações adaptam as diversas tecnologias em suas atividades principais. A partir de dados extraídos das bases da Web Of Science. Analisou-se os aspectos bibliométricos, metodológicos e teóricos do uso de tecnologia em OSFIL, a fim de se traçar um panorama do uso de tecnologia nesse setor.
As tecnologias podem ajudar as OSFIL na concretização da missão organizacional bem como nos seus procedimentos de planejamento e identificação de áreas problemáticas (EBRAHIM, 2002). O uso da TI pelas OSFIL se intensificaram, tornando-se uma aliada de diversas formas, como na transparência e visibilidade organizacional; contribuição para a criação de uma presença pública; aumento da comunicação com patrocinadores, doadores inclusive pelas redes sociais; melhora na qualidade dos serviços; no auxílio da gestão e ampliação dos programas para novas áreas de atuação (CEGAL, 2014).
No que se refere a produção acadêmica, destaca-se a diversidade de autores, a variedade de métodos de análise empregada e a dispersão das teorias de suporte adotadas pelos pesquisadores. Mais da metade dos artigos analisados não usaram ou não informaram teorias de suporte nos estudos realizados. No intervalo analisado, 78 artigos puderam compor o corpus final de análise. A tecnologia mobile e o uso de dispositivos móveis, apesar de serem artefatos tecnológicos mais cotidianos e populares, estes foram citados e estudados somente em 2 estudos em OSFIL ao longo dos 26 anos analisados.
De modo geral, neste estudo os dados evidenciaram uma diversidade de temas abordados dentro da interface tecnologias e OSFIL. Os resultados apontam para um campo teórico frágil, não consolidado e que carece de maiores aprofundamentos. Além do baixo número de publicações, o baixo número de citações atribuídas aos principais autores revela um campo de estudos em fase de consolidação. A baixa incidência de estudos sobre o uso da tecnologia mobile em OSFIL foi caracterizado neste estudo bibliométrico como uma lacuna teórica no campo e como um tema necessário e emergente para pesquisas futuras.
BOBSIN, Debora; PETRINI, Maira; POZZEBON, Marlei. The value of technology affordances to improve the management of nonprofit organizations. RAUSP Management Journal, v. 54, n. 1, p. 14-37, 2019. DONTHU, Naveen; KUMAR, Satish; PATTNAIK, Debidutta. Forty-five years of journal of business research: a bibliometric analysis. Journal of Business Research, v. 109, p. 1-14, 2020. EBRAHIM, Alnoor. Information struggles: The role of information in the reproduction of NGO-funder relationships. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, v. 31, n. 1, p. 84-114, 2002.