Resumo

Título do Artigo

Efeito Mediador do Apego Emocional e da Confiança na Relação entre Qualidade de Docentes e a Intenção de Permanência de Estudantes Universitários
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Palavras Chave

Gestão universitária
Docência
Evasão discente

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Júlio Cesar Lopes de Souza
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
2 - Gérson Tontini
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Mestrado em Administração

Reumo

Este estudo teve como objetivo verificar a relação direta entre a qualidade docente percebida pelos estudantes e sua intenção em permanecer na instituição em que se matricularam, assim como a relação mediada pela confiança e apego emocional. A qualidade docente abrangeu três perspectivas distintas, a qualidade docente acadêmica, profissional e pedagógica. Também foram considerados no estudo, como variáveis de controle, a percepção de qualidade discente sobre a qualidade estrutural e a capacidade financeira estudantil. Para executar o modelo, usaram-se informações coletadas em campo.
A plataforma teórica disponível sobre permanência é ainda insuficiente para explicar plenamente os motivos que levam o aluno a não permanecer na instituição em que se matriculou. Em particular considerando as dimensões estudadas no presente trabalho, portanto:, a qualidade do professor percebida pelos estudantes, a partir de uma perspectiva multidimensional, e sua influência sobre a intensão do estudante permanecer no curso em que se matriculou. Assim, este estudo buscou investigar a influência da relação professor-aluno na intenção de permanência discente.
A compreensão dos mecanismos que levam os estudantes a permanecerem nos cursos em que se matricularam tem se mostrado de grande valor para a gestão universitária (SANTOS; SANTOS; DAVOGLIO, 2013; SCHIRMER; TAUCHEN, 2019), face sua expressiva não só para o sistema de ensino, mas para a sociedade e a trajetória de vida dos estudantes (PERON; BEZERRA; PEREIRA, 2019). Esse cenário instiga o aprofundamento da pesquisa da permanência estudantil, de forma que os estudiosos em gestão universitária permanecem construindo abordagens para compreendê-la (SCHLEICHER, 2012; CUNHA, 2007).
Para executar o modelo proposto, usaram-se informações coletadas em cinco instituições de ensino superior de Santa Catarina, a partir da abordagem de 224 estudantes universitários do primeiro ano de curso. As hipóteses foram testadas por meio de análise fatorial confirmatória (AFC), modelagem de equações estruturais (MEE) e testes de mediação (path).
Os principais resultados apontam que as hipóteses mediadas pelo apego emocional foram confirmadas, desde que consideradas a partir da confiança dos discentes na instituição de ensino.
Ao final do estudo, como conclusão do trabalho, essa pergunta de pesquisa é respondida de forma sintética, porém abrangente, como: a qualidade docente tem mais influência na confiança do que no apego emocional. Porém, o apego emocional tem mais influência na intenção de permanência do que a confiança. Não há relação direta entre qualidade docente e intenção de permanência. As variáveis de controle, situação financeira do aluno e qualidade de infraestrutura, não influenciam a intenção de permanência.
CUNHA, L. A. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado. Educação & sociedade, v. 28, n. 100, p. 809-829, 2007. PERON, V. D.; BEZERRA, R. C.; PEREIRA, E. N. Causas e monitoramento da evasão universitária no contexto brasileiro. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v.5, n.11, 2019. SANTOS, B. S.; SANTOS, P. K.; DAVOGLIO, T. R. A Percepção dos Estudantes sobre o Abandono e a Permanência na Educação Superior. In: SANTOS. et al. Una Visión Integral del Abandono. EDIPUCRS: Porto Alegre, 2013. *há outras referências.