Resumo

Título do Artigo

A gestão dos investimentos em P&D nas concessionárias de energia elétrica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação
Gestão da inovação
Estratégia

Área

Gestão da Inovação

Tema

Políticas, Estratégias, Instituições e Internacionalização da Inovação

Autores

Nome
1 - PAOLO GIUSEPPE LIMA DE ARAÚJO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Centro de Estudos Sociais Aplicados - UECE

Reumo

As concessionárias de energia elétrica são obrigadas por lei a investir um percentual de sua receita operacional em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A aplicação de recursos em P&D pelo setor de energia elétrica está previsto na Lei n. 9.991, de 2000, posteriormente alterada pelas Leis n. 10.848, de 2004 e n. 11.465, de 2007, que dispõem sobre a realização de investimentos em P&D e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizatórias do setor de energia elétrica – e regulamentadas pelos decretos correspondentes (ZIVIANI, FERREIRA, 2017)
Diante desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo responder a seguinte questão: Como é feita a gestão dos investimentos em P&D nas concessionárias de energia elétrica? Tratar a gestão de inovação entre um grupo de empresas de diversos estados, com clientes e mercados diferentes, além de contribuir para a difusão de conhecimento das organizações traz transferência de tecnologia entre as mesmas. Desta forma, a presente pesquisa tem por objetivo principal compreender o processo de gestão dos investimentos em P&D de concessionárias de energia elétrica.
A inovação pode ser entendida como a descoberta de novos usos para produtos já existentes e não pode ser considerada uma função isolada do setor de engenharia ou de pesquisa de uma empresa, devendo permear todos os setores, funções e atividades da empresa (MARTINS ET AL, 2017). Para Braga et al (2017) o modelo de gestão para organizar o processo de gerar, selecionar e implementar ideias deverá constar das seguintes etapas: (a) gerar possibilidades de inovação; (b) selecionar a partir das opções; e (c) implementar, ou seja, fazer a inovação acontecer.
O presente estudo se classifica como pesquisa exploratória-descritiva, pois tem como objetivo compreender, analisar e correlacionar o processo de gestão dos investimentos em P&D de concessionárias de energia elétrica, além de descrever como os entrevistados entende e aplicam os temas ajustados. Quanto aos meios, foi utilizada a técnica de entrevistas individuais em profundidade como forma de coleta dos dados. Foram realizadas entrevistas com três gestores de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de um grupo controlador de distribuidoras e geradoras de energia elétrica.
A inovação, como apresentado pelos autores citados ((MARTINS et al., 2017; COLMATTI et al., 2012; KIST, LAZZAROTTI E BENCKI; 2017) traz conceitos quanto a descoberta de novos usos para produtos e serviços, como forma de sustentar serviços ou como processo para a criação de redes colaborativa. Outro aspecto abordado pelos autores pesquisados (MARTINS et al., 2017; ZIVIANI e FERREIRA, 2017) e lembrado pelo entrevistado E1 é quanto ao processo de transformação de ideias em produtos e quanto a habilidade de se ter relações para se tirar proveito das oportunidades identificadas.
Identificou-se, nas respostas obtidas, que a inovação é um dos valores do grupo e que está integralmente interligado com a estratégia da empresa. Foi enfatizado diversas vezes pelos entrevistados o compromisso do presidente e do diretor executivo de inovação com a inovação. Destancando-se que a criação dessa diretoria executiva foi uma forma de evidenciar a importância do processo de inovação para o grupo. Observou-se também a existência de características de duas gerações de gestão da inovação, conforme apresentado por Dendena et al. (2017).
BRAGA, Danielle Soares Gonçalves; MENEZES, Bárbara Sampaio; SILVA Filho, José Carlos Lázaro; AGUIAR, Ítalo Cavalcante. Gestão da inovação: um estudo com uma empresa distribuidora de energia elétrica in Revista Gestão e Desenvolvimento; vol. 14; n.1; p. 18-33; jan/jun 2017 COLMATTI, Ana Ligia; BERTAGNOLI, Hiero Martins; SILVA, Luciane; NEGRÃO, Marina; FLORES Paulo Roberto; KLEMENT, Claudia Fernanda Franceschi. Gestão da Inovação em Serviços: Estudo Comparativo de Casos no Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação in XXXVI Encontro ANPAD. 22-26/12/2012. Rio de Janeiro/RJ