Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE MODELOS DE NEGÓCIOS: PERCURSOS E TENDÊNCIAS (1985-2020)
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo de negócios
Bibliometria
VOSviewer

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Desiree Nicole Feitoza dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Campina Grande
2 - Vinicius Farias Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unid Acad de Administração e Contabilidade

Reumo

Mudanças tecnológicas têm possibilitado avanços no mundo dos negócios nos últimos anos. Acompanhando essas mudanças, a competitividade ganha novas fronteiras e dimensões, exigindo que os negócios sejam flexíveis e visionários na construção da proposta de valor. Teece (2010) destaca a importância de se buscar novas soluções e alternativas de fornecimento de produtos e serviços transparentes e apropriados para atender as necessidades dos clientes.
O objetivo delineado para esse estudo é mapear a produção científica acerca dos Modelos de Negócios na base Web of Science (WoS) entre 1985 e 2020. Foi desenvolvido estudo bibliométrico, contemplando 2.338 publicações (1985-2020), com foco nos principais artigos publicados em periódicos e eventos que contemplem a área de pesquisa.
O conceito modelo de negócio ganhou relevância a partir da década de 90, com a proliferação do uso da internet e adoção das novas tecnologias pelas empresas emergentes da época. O modelo de negócios tornou-se uma nova unidade de análise em pesquisa de gestão (Zott, Amit & Massa, 2011). A essência de um modelo de negócio é que ele cristaliza as necessidades do cliente, O modelo de negócios define como a empresa cria, distribui, captura e entrega valor aos clientes (Teece, Osterwalder & Pigneur, 2010).
Em 35 anos de produções científicas sobre modelo de negócios, é possível identificar os autores que foram mais citados durante esse período de (1985 até 2020). A análise bibliométrica dos autores mais citados, sugeriu que o a produção científica apresenta a participação de diversos pesquisadores, com destaque para um grupo de três pesquisadores: Foss, Nicolai (498 registros), Saebi, Tina (498 registros) e Afuah,Allan com (483 registros), Sendo assim os autores mais citados em outros trabalhos.
Com a análise dos resultados foi possível identificar o crescimento de publicações sobre modelo de negócios e as importantes contribuições que o modelo de negócios proporciona. Demonstra ser um tópico em ascensão nos estudos da área, que cresceu expressivamente nos últimos anos, a análise dos resultados aponta para avanços, bem como, o interesse de estudiosos na realização de estudos sobre o tema em suas pesquisas, principalmente, nos últimos 5 anos (2016-2020).
Teece, D. J. (2010). Business models, business strategy and innovation. Long range planning, 43(2-3), 172-194. Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Generación de modelos de negocio. Barcelona: Deustos SA Ediciones. Zott, C., Amit, R., & Massa, L. (2011). The business model: recent developments and future research. Journal of management, 37(4), 1019-1042.