Resumo

Título do Artigo

Inovação Social e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o caso do Projeto Aroeira e pequenos extrativistas de pimenta rosa em Piaçabuçu/AL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Extrativismo
Inovação Social
ODS

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - ELISA MOMBELLI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO
2 - TANIA NUNES DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Adminsitração

Reumo

Erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável são as primeiras metas endereçadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Tratar de problemas tão complexos exigem novas ideias, que possam colocar em prática novas maneiras de pensar, agir, fazer e se relacionar. O Projeto Aroeira foi uma destas novidades, ao trazer uma nova abordagem para tratar o problema da pobreza e exclusão dos extrativistas da pimenta rosa no município de Piaçabuçu/AL.
O Projeto Aroeira pode ser considerada uma inovação social? As transformações por ele geradas representam avanços significativos em direção aos ODS? Analisar o Projeto Aroeira e responder a essas questões são os objetivos do presente trabalho.
A inovação social representa uma inovação que é desenvolvida em prol e com uma determinada comunidade, podendo-se dizer que o principal resultado buscado é dar autonomia para que esse grupo possa desenvolver, posteriormente soluções para seus problemas de maneira autônoma, ou seja, causar transformação social. E, esse propósito pode ser considerado alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pelas Nações Unidas. Para identificar os elementos e características da inovação social utilizou-se um modelo de análise baseado em Caulier-Grice et al. (2012).
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, realizada através de um estudo de caso. Na fase exploratória foram feitas entrevistas em profundidade com os idealizadores do projeto, e, na sequencia, foram realizadas 21 entrevistas semi-estruturadas com os gestores e beneficiários, em duas visitas ao local.
O Projeto Aroeira pode ser considerado uma inovação social na medida em que colocou em prática uma nova forma de tratar as deficiências de produção e relação com o mercado da pimenta rosa e exclusão da comunidade de extrativistas de Piaçabuçu (AL), através do aprendizado, do desenvolvimento de consciência sobre o mundo, transformação da forma de pensar e agir dos extrativistas. O projeto trouxe ainda mudanças significativas em termos de capacitação, empreendedorismo, coleta sustentável, acesso aos meios de produção, valor agregado e aumento da renda, metas previstas pelos ODS.
A pesquisa mostrou que os ODS podem ser utilizados como parâmetro para o levantamento das transformações trazidas por uma inovação social. No caso estudado, foram encontrados resultados importantes que representam importantes avanços em direção ao Desenvolvimento Sustentável. Porém, o fato de esta pesquisa ter sido realizada sobre um caso único limita a possiblidade de comparação entre seus erros e acertos. Permanece, assim, o o interesse para que os impactos gerados pelas inovações sociais sejam estudados em outros casos.
CAULIER-GRICE, J.; et al. Defining Social Innovation. In: The Young Foundation Social Innovation Overview: A deliverable of the project: “The theoretical, empirical and policy foundations for building social innovation in Europe” (TEPSIE), European Commission – 7th Framework Programme. Brussels: DG Research, 2012. MOYER, Jonathan D.; BOHL, David K. Alternative pathways to human development: Assessing trade-offs and synergies in achieving the Sustainable Development Goals. Futures, v. 105, p. 199-210, 2019.