Resumo

Título do Artigo

Uso de Nudges na tomada de decisão de agricultores: um estudo bibliométrico
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Palavras Chave

Nudges
Tomada de decisão
Agricultura

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Cadeias e Políticas Públicas no Agro

Autores

Nome
1 - José Marcione da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Faculdade de Agronomia
2 - Pedro Balduino de Sousa Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA) - Mossoró/RN

Reumo

Uma decisão pode ser entendida como a escolha de uma entre várias alternativas disponíveis. Nesse sentido, a tomada de decisão é um elemento constante no dia a dia das pessoas, podendo ser considerado um fator relevante no desempenho de suas ações (MAXIMIANO, 2013; FOGUESSATO; ARTUZO; MACHADO, 2016). Apesar da existência de diversas variáveis, o agricultor é o principal agente de atuação dentro da propriedade, pois é ele o responsável pela tomada de decisão (CONTINI; ARAÚJO; GARRIDO, 1984; ROSA, 2018).
O presente estudo tem como objetivo apresentar a produção científica de estudos relacionados ao uso de nudges na tomada de decisão de agricultores.
A Economia Comportamental, campo que agrega contribuições da psicologia e outras ciências sociais às teorias econômicas, está em pleno crescimento. Assim, dada a necessidade de uma compreensão mais profunda do comportamento humano, instituições públicas e privadas têm demonstrado cada vez mais interesse sobre o assunto (THALER, 2019). De acordo com Thaler e Sunstein (2008, p. 6) um nudge: É qualquer aspecto da arquitetura de escolhas capaz de alterar o comportamento das pessoas de um modo previsível sem vetar qualquer opção e sem nenhuma mudança relevante nos incentivos econômicos.
Verificou-se que durante o período compreendido entre os anos 2008-2014 a quantidade de publicações foi muito incipiente, com a ocorrência de apenas dois trabalhos. As revistas Ecological Economics e European Review of Agricultural Economics foram as que apresentaram a maior quantidade de artigos publicados, com 4 e 3 trabalhos, respectivamente. Considerando tanto as publicações de um único país e as de múltiplos países, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar com uma produção de 11 artigos, seguido do Reino Unido e da Alemanha, que apresentaram 7 e 3 publicações, respectivamente.
Conclui-se que diante da incipiência desse campo de estudo, ainda há oportunidades significativas de produção científica relacionadas a aplicação de nudges no processo de tomada de decisão de agricultores, de modo se promova a sua aplicação por meio de ações governamentais que beneficiem a coletividade.
FOGUESATTO, C.R..; ARTUZO, F.D.; MACHADO, J.A.D. Uma visão geral dos principais temas relacionados à tomada de decisão no agronegócio. Custos e @gronegócio on line, v. 12, Edição Especial – Dezembro, p. 95-113, 2016. KAHNEMAN, D. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. THALER, R. H. Misbehaving: a construção da economia comportamental. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019. THALER, R. H.; SUNSTEIN, C. R. Nudge: improving decisions about health, wealth and happiness. New Haven & London: Yale University Press, 2008.