Resumo

Título do Artigo

DEMANDAS CONFLITANTES: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO TRABALHO/FAMÍLIA DE EMPREENDEDORAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Empreendedorismo feminino.
Conflito.
Relação trabalho/família.

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Ruth Oliveira Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Bambuí
2 - Cláudia Aparecida de Campos
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Bambuí
3 - Myriam Angélica Dornelas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Bambuí

Reumo

As mulheres empreendedoras tendem a enfrentar diversos obstáculos, sendo um dos principais, a dificuldade para conciliar as demandas do empreendimento, bem como as familiares (GEM, 2016). Considerando a relevância do empreendedorismo feminino no Brasil, sua ascensão e o fato das mulheres empreendedoras serem conciliadoras de múltiplos papéis na sociedade, o presente estudo procurou conhecer essas mulheres, bem como criou reflexões a respeito da possibilidade de existência de conflitos entre as relações profissionais e familiares.
O presente estudo buscou responder o seguinte problema: Existe um conflito na relação trabalho/família das empreendedoras estudadas? Desta forma, o objetivo geral do presente estudo foi verificar como mulheres empreendedoras de um município do Centro-Oeste de Minas Gerais conciliam os papéis assumidos perante a relação trabalho/família verificando a existência de conflito nesta relação. Especificamente, buscou-se conhecer as dificuldades encontradas em conciliar os papéis assumidos perante a sociedade e apontar estratégias para minimizar os conflitos gerados na conciliação desses papéis.
O arcabouço teórico explanou sobre os papéis da mulher na sociedade, na família, no mercado de trabalho e discutiu sobre a relação trabalho/família e sua ligação com o empreendedorismo. Shelton(2006) apontou três estratégias para gerenciar o conflito trabalho-família: eliminar o conflito, optando por não constituir família ou por não abrir um negócio; reduzir o conflito, a partir da constituição de famílias menores e utilizar ajuda de terceiros no desempenho de algumas tarefas e compartilhar o conflito, através da gestão participativa, delegando tarefas aos seus familiares e aos colaboradores.
Com vistas a atender os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e caracterizada como estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, aplicado a 19 mulheres empreendedoras. Após coletados, os dados foram tabulados no programa Excel e transformados em gráficos, tabelas e quadros para melhor visualização dos resultados obtidos e, posteriormente, tais dados foram discutidos com o intuito de responder aos objetivos propostos no trabalho.
Esta seção descreveu brevemente o perfil das empreendedoras participantes da pesquisa, bem como caracterizou seus negócios para apresentar mais detalhadamente a percepção destas mulheres sobre como conciliam os papéis assumidos perante a relação trabalho/família verificando a existência de conflito nesta relação. Especificamente, apresentou as dificuldades encontradas em conciliar os papéis assumidos perante a sociedade e apontou estratégias para minimizar os conflitos gerados na conciliação desses papéis.
Pode-se concluir que há a existência de conflito na relação trabalho/família das empreendedoras pesquisadas, sendo esses conflitos ligados principalmente a fatores da dimensão de tempo e tensão, uma vez que correspondem à falta de suporte e excesso de dedicação ao trabalho. Por fim, foi possível constatar que as empreendedoras adotam estratégias de redução e compartilhamento dos conflitos, sendo as principais: a busca pela ajuda de terceiros, a delegação das atividades e a separação entre os problemas familiares e profissionais.
AMARAL, G. A.; VIEIRA, A. A mulher e a tripla jornada de trabalho: a arte de ser beija-flor. 2009. In: Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 33, 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2009. BAPTISTA, Dulce Benigna Dias Alvarenga. Diferenciais de rendimento e discriminação por sexo no mercado de trabalho brasileiro na década de 90. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 20, 2016, Ouro Preto. Anais... Ouro preto: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016.