Resumo

Título do Artigo

O Mercado de Adquirência Brasileiro para Pequenos Empreendedores, Uma Choice-Based Conjoint Analysis
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Palavras Chave

choice- based conjoint analysis
comportamento do consumidor
adquirentes

Área

Marketing

Tema

Experimentos

Autores

Nome
1 - Carolina Ciardi Romeo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA USP - Cidade Universitária São Paulo
2 - Dirceu da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Deprac - Departamento de ensino e práticas culturais

Reumo

Os meios de pagamentos eletrônicos no Brasil sofreram grandes mudanças nas últimas décadas, porém o lançamento da maquininha de cartão para pessoas físicas e pequenos empreendedores abriu as portas para um mercado nacional de grande potencial. Atualmente existem mais de 33 opções de máquinas disponíveis com diversos atributos que tornam o processo de tomada decisão extremamente complexo. Este estudo se propõe através da metodologia de pesquisa choice- based conjoint analysis entender quais atributos e em quais níveis possuem maior peso na tomada de decisão de um pequeno empreendedor.
O estudo tem por objetivo geral compreender quais atributos tem maior importância relativa na escolha - resultado da tomada de decisão - do pequeno empreendedor, quando este decide adquirir uma máquina de cartão para o seu negócio.
A fundamentação teórica se baseou em três assuntos principais: adquirentes - histórico e teoria econômica de mercado de dois lados; processo de decisão e economia comportamental; e conjoint-analysis, que foi a metodologia de pesquisa aplicada no estudo. A metodologia de choice-based conjoint analysis permite inferir qual atributo tem maior importância relativa a partir de uma regressão logística em cima dos dados capturados pela combinação de escolhas dos respondentes, sendo uma simulação muito mais realista de um momento de decisão de um produto.
Foi feito um levantamento de mercado que identificou 10 fornecedores principais e 33 modelos de máquinas diferentes que serviram de partida para o desenho da proposta com sete variáveis e três níveis. Para realização da pesquisa aplicou-se o método de design fatorial fracionado para reduzir as 648 diferentes combinações possíveis de cartões estímulo para 18 que foram utilizados em um formulário de pesquisa. A coleta de dados obteve aderência de 145 respondentes ao total, e além das escolhas dos conjuntos de atributos dos cartões-índices, o formulário trouxe perguntas de perfil.
Dentro da proposta do estudo e pesquisa, foi possível aferir que a presença de chip na máquina se destacou como atributo de maior importância relativa para o consumidor. Na sequência temos o preço de aquisição da máquina e em terceiro lugar a taxa de desconto para compras no crédito a vista, porém estas duas apresentaram valores próximos no indicador de importância. Dentre os atributos apresentados, app de gestão da máquina e taxa de débito foram os de menor importância relativa nos resultados da pesquisa.
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