1 - Marcelo Rezende Martins UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão
2 - Florence Cavalcanti Heber Pedreira de Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
3 - LUDMILLA MEYER MONTENEGRO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM - Pós-Graduação em Administração
Reumo
O artigo explora o processo de formação da estratégia de lançamento de produtos digitais fazendo uso da lente teórica da teoria ator-rede e abordando a formação da estratégia com o conceito de strategizing estudado no campo da estratégia como prática.
O estudo tem como objetivo entender a utilização da estratégia de lançamentos no mercado digital. Busca-se então, responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Qual a razão que levou a empreendedora a utilizar a estratégia de lançamentos? 2) Como os lançamentos são realizados? 3) Quais os fatores que facilitam e/ou dificultam a utilização dessa estratégia? 4) Quais as expectativas ou pretensões futuras dentro desse mercado?
O estudo está diretamente conectado ao surgimento e à evolução das estratégias de lançamentos no empreendedorismo digital, buscando compreender o contexto em que essa estratégia está inserida e traçando um paralelo com a estratégia como prática e adotando a lente da teoria ator-rede como estrutura teórica que sustenta as conexões entre os atores envolvidos nas relações estabelecidas por meio da prática da estratégia de lançamento.
A metodologia utilizada na pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de natureza exploratória, realizado por meio de uma entrevista em profundidade, com abordagem qualitativa de dados.
Os resultados encontrados revelam um forte otimismo por parte da empreendedora entrevistada frente à estratégia utilizada, tanto pelos resultados obtidos até a data da realização da entrevista como pelas perspectivas de resultados futuros que poderão ser alcançados.
A utilização de diversas outras estratégias de vendas e marketing que convergem ao objetivo final de realizar vendas dos produtos digitais. A estratégia de lançamento segue um passo a passo, um checklist, conforme descrito pela empreendedora entrevistada, para que todas as ferramentas necessárias à sua utilização sejam empregadas de forma harmônica para o sucesso da estratégia. O principal fator dificultador foi a escassez de mão de obra qualificada enquanto o principal facilitador foi a forte tendência de exploração desse novo mercado.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRAGA, Camila; SUAREZ, Maribel. Teoria ator-rede: Novas perspectivas e contribuições para os estudos de consumo. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 3, p. 218-231, Abr./Jun. 2018.
CANHADA, D. I.; RESE, D. N. Contribuições da “estratégia como prática” ao pensamento em estratégia. Revista Brasileira de Estratégia, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 273-289, set./dez. 2009.
CAMILLIS, P. K. de; BUSSULAR, C. Z.; ANTONELLO, C. S. A agência a partir da teoria ator-rede: Reflexões e contribuições para as pesquisas em administração. Revista O&S, v. 23, n. 76, p.