Resumo

Título do Artigo

O EFEITO MODERADOR DA CAPACIDADE ABSORTIVA ENTRE O COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E A INOVAÇÃO NA EMPRESA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Compartilhamento de conhecimento
Capacidade absortiva
Inovações

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Fabio Joanella
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - Passo Fundo
2 - Claudionor Guedes Laimer
FACULDADE MERIDIONAL (IMED) - IMED Business School - PPGA

Reumo

O desenvolvimento econômico atrai atenção de acadêmicos e de gestores empresariais e, em um ambiente dinâmico caracterizado pela velocidade que circula a informação e rápidos avanços tecnológicos, o conhecimento talvez seja um dos recursos mais importantes para alcançar um desempenho superior. Apesar de sua importância, extrair benefícios desse recurso que resulte em lucratividade, por meio de vantagens competitivas como as inovações, exige o desenvolvimento de habilidades e competências como: aquisição, assimilação, transformação e exploração, processo conhecido como capacidade absortiva.
Investigar o papel da capacidade absortiva, e suas dimensões e componentes, na relação entre o compartilhamento de conhecimento e a inovação na empresa.
A inovação é além uma forma de sobrevivência no mercado, um caminho para o melhor desempenho, e superar seus concorrentes, mas para sua geração são necessários recursos críticos como o conhecimento que podem ser acessados por meio do compartilhamento com agentes externos (clientes, fornecedores e concorrentes). Esse novo conhecimento precisa ser transformado para que possa gerar benefícios financeiros, esse processo de transformação é conhecimento como capacidade absortiva. O referencial teórico busca apresentar as principais correntes e compreensões e relacionamentos entre essas variáveis.
Este ensaio teórico propõe que a transformação de um novo conhecimento em inovações, ocorre pelo processo de aquisição, assimilação, transformação e exploração, definido como capacidade absortiva. Buscou-se investigar a relação entre o compartilhamento de conhecimento e a inovação da empresa, moderado pela capacidade absortiva e suas dimensões, sendo possível verificar diferentes impactos entre os componentes das diferentes variáveis. A compreensão da relação entre os componentes das diferentes variáveis oferece insumos para tomada de decisão gerencial.
A análise das variáveis discutidas nesse estudo mostra-se como relevante em ambientes competitivos. Espera-se compreender como retornos financeiros são alcançados ao transformar um novo conhecimento em inovações, por meio da capacidade absortiva. Nesse contexto, a compreensão da relação entre os componentes das diferentes variáveis oferece insumos para tomada de decisão gerencial.
Keszey, T. (2018). Boundary spanners’ knowledge sharing for innovation success in turbulent times. Journal of Knowledge Management, 22(5), 1061-1081. Yaseen, S.G. (2020). Potential absorptive capacity, realized absorptive capacity and innovation performance. In: Ahram T., Taiar R., Colson S. & Choplin A. (eds) Human Interaction and Emerging Technologies. Advances in Intelligent Systems and Computing, 1018. Zahra, S. A. & George, G. (2002). Absorptive capacity: a review, reconceptualization, and extension. The Academy of Management Review, 27(2), 185.