Resumo

Título do Artigo

Efeito da sustentabilidade e da escala de produção sobre a sucessão geracional de propriedades leiteiras em Minas Gerais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Sucessão familiar
Modelagem de equações estruturais
Ambiental

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Leandro Carvalho Bassotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Marcos Aurélio Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Medicina Veterinária
3 - lucas fonseca costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa

Reumo

A pecuária leiteira é fundamental para a agropecuária nacional e para Minas Gerais, principal estado produtor de leite do Brasil. No setor, dois temas emergem diante de sua relevância e contemporaneidade: a sustentabilidade e a sucessão geracional. A sustentabilidade é de especial relevância para a cadeia produtiva do leite. A sucessão geracional ocorre quando um herdeiro assume os negócios dos seus antecessores, dando continuidade à atividade leiteira. Desse modo, é de fundamental importância por indicar, entre outros, o processo de continuidade da atividade leiteira no futuro.
Tem-se a seguinte questão de pesquisa: como a sustentabilidade e a escala de produção influenciam na sucessão geracional de propriedades leiteiras em Minas Gerais? Objetiva-se, com esta pesquisa, investigar as relações existentes entre a escala de produção, as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) e a sucessão geracional de propriedades leiteiras em Minas Gerais.
A transição familiar do negócio possui elevada importância e complexidade no negócio do leite. Trata-se de um tema relevante, contemporâneo e que carece de maiores estudos visto que é fundamental para o fortalecimento do negócio do leite em propriedades rurais (BREITENBACH; CORAZZA, 2020). A sustentabilidade é composta por fatores econômicos, sociais e ambientais, para o negócio do leite. Compreender como essas três dimensões interferem na escala de produção é fundamental para que se possa aprimorar estudos sobre o tema na pecuária leiteira (ZHANG et al., 2021).
Foram analisados dados de 313 propriedades leiterias participantes do projeto de assistência técnica Educampo, do SEBRAE-MG. Utilizou-se 14 variáveis, classificadas em cinco agrupamentos: questões ambientais, sociais e econômicas, escala de produção e sucessão geracional, definidas conforme aponta literatura, estando em conformidade com as hipóteses definidas para esta pesquisa. Por meio do software PLS-SEM 3.0, realizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para testar as hipóteses que analisa a relação de diferentes fenômenos entre si, excelente para se testar hipóteses.
Três fatores podem influenciar na capacidade das propriedades leiteiras quanto à possibilidade de sucessão geracional (escala de produção, sustentabilidade econômica e social). Fatores econômicos e sociais exerceram um efeito direto sobre a sucessão familiar. Assim, produtores, quando motivados a incentivar seus sucessores a se manterem na atividade leiteira no futuro, devem se atentar a essas questões para que se aumente a possibilidade de continuidade dos herdeiros no negócio da família. A escala de produção apresentou um efeito indireto sobre a sucessão geracional.
Foi possível identificar a importância da sustentabilidade para a continuidade do negócio do leite na pecuária leiteira de Minas Gerais. Suas contribuições reforçam o mainstream da literatura que aborda o tema. Foi possível compreender também que as questões sociais exercem efeito indireto sobre as questões econômicas, mediada pela escala de produção. Do mesmo modo, fatores econômicos mediam a relação entre escala de produção e sucessão geracional.
Breitenbach, R. & Corazza, G. (set./dez. de 2020). Jovens Rurais do Rio Grande do Sul/Brasil: Questões de Gênero na Sucessão Geracional. Revista Brasileira de GEstão e Desenvolvimento Regional, 16(3), 413-428. Zhang, J., Zhang, L., Wang, M., Brostaux, Y., Yin, C., & Dogot, T. (2021). Identifying key pathways in manure and sewage management of dairy farming based on a quantitative typology: A case study in China. Science of the Total Environment, 760, 143326.