Resumo

Título do Artigo

A CAVERNA DE VIDRO: A LIDERANÇA EM CONTEXTOS EXTREMOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura patriarcal
Liderança
Contexto extremo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - JÉSSICA MICAELLY SANTANA DO NASCIMENTO SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

O presente caso de ensino é baseado no documentário The Cave. O documentário se passa em um hospital subterrâneo nos arredores de Damasco entre o ano de 2017 e a primavera de 2018. Esse hospital está conectado ao ambiente exterior através de túneis e abrigos, sendo esse o motivo de seu apelido: “A Caverna”. A protagonista do documentário, Amani Ballour, é pediatra e diretora administrativa de um hospital edificado em um local sob ameaça constante de ataques químicos, no qual os suprimentos são escassos, em que enfrenta diariamente o ceticismo dos homens enquanto cuida dos seus pacientes.
Busca-se, a partir deste caso, promover a compreensão e a aprendizagem, levando o aluno a vivenciar uma experiência em um contexto organizacional extremo no qual terá que analisar as possíveis configurações de liderança.
O presente caso de ensino é baseado no documentário The Cave do diretor Feras Fayyad.
O caso pode ser aplicado em disciplinas relacionadas à Gestão de Pessoas, como por exemplo, Recursos humanos, Liderança, Comportamento Organizacional, que abordem as temáticas de liderança, cultura, contexto organizacional e temas correlatos, tanto em nível de graduação ou pós-graduação.
COOK, A.; GLASS, C. Above the glass ceiling: When are women and racial/ethnic minorities promoted to CEO? Strategic Management Journal, v. 35, 2013, p. 1080-1089. DOI: 10.1002/smj.2161 GEIER, M. T. Leadarship in extreme contexts: Transformational leadership, performace beyond expectations? Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 23, n. 3, 2016, p. 1-14. DOI: 10.1177/1548051815627359 MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000. (Cáp. 13)