Resumo

Título do Artigo

Hospitalidade como Objeto de Estudo da Administração: notas preliminares a partir da Produção Científica do Evento Enanpad (1997-2020)
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Palavras Chave

Produção científica
Hospitalidade
Administração

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Ruan Tavares Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Centro de Ciências Sociais - CCSO
2 - Sérgio Sampaio Cutrim
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Departamento de Ciências Contábeis e Administração
3 - Carlos Alberto Alves
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA

Reumo

O fenômeno da hospitalidade tem recebido atenção das diferentes Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, notadamente nos estudos da Antropologia, da Sociologia, da Geografia, da História e do Turismo. Nesta última área do saber, a hospitalidade contribui com o acolhimento às necessidades humanas na gestão de organizações e de destinos turísticos. Apesar da relevância da hospitalidade para as práticas de gestão, aqui, parte-se da proposição de que essa é ainda uma lacuna nas discussões em Administração.
O problema desta pesquisa questiona o que se discute sobre hospitalidade na produção científica nacional de Administração. Assim, objetiva-se objetiva analisar a inserção do objeto hospitalidade nas publicações da EnANPAD, com vistas à identificação da formação e da filiação acadêmica de seus pesquisadores, dos temas investigados e das possíveis contribuições teóricas e aplicadas do estudo da hospitalidade para a ciência da Administração e vice-versa.
Historicamente tem-se notado três principais tradições teóricas no estudo da hospitalidade, geopoliticamente situadas no norte do globo (CAMARGO, 2008): a francesa - interesse especial pela hospitalidade nos espaços doméstico e público -, a norte-americana - privilegia o estudo dos espaços comerciais - e a britânica - rompe com a dualidade dos estudos os espaços doméstico e comercial ao apresentar a hospitalidade doméstica como paradigma de todas as outras, incluindo a comercial (LASHLEY, 2004).
Este é um estudo bibliográfico que lança mão dos artigos publicados nos anais do EnANPAD, no período de 1997 a 2020. Ao todo, 10 artigos foram analisados com base nos seguintes critérios previamente estabelecidos: a) ano da publicação, b) abordagem da pesquisa (qualitativa, quantitativa ou mista), c) vínculo acadêmico à época da publicação, d) formação acadêmica dos autores à época da publicação, e) categoria temática e f) (des)continuidade de estudos dos autores sobre hospitalidade após a data de publicação do(s) artigo(s) aqui analisado(s).
A discussão sobre hospitalidade nos eventos da ANPAD ainda possui pouca representatividade em termos numéricos (de artigos) e temporais (edições do evento). A maioria dos pesquisadores que já discutiram a hospitalidade no encontro da ANPAD possuem formação inicial ou atuação direta em turismo e são os únicos que deram continuidade ao estudo do tema após sua participação nesse evento. Alguns trabalhos projetam uma visão reducionista da hospitalidade, sendo sinônimo somente de “hotelaria” ou de outras empresas que proveem alimentação e entretenimento.
Os resultados do estudo sugerem que a hospitalidade ainda é um tema marginal no universo das pesquisas em Administração, no Brasil. Além disso, a maioria das discussões sobre esse tema silencia a hospitalidade enquanto fenômeno humano, reduzindo-a a um tipo de negócio, como é comum nas tradições de pesquisa norte-americanas.
CAMARGO, L. O. de L. A pesquisa em hospitalidade. Revista Hospitalidade. São Paulo,ano V, n. 2, p. 15-51, jul.- dez. 2008. LASHLEY, C. Para um entendimento teórico. In: LASHLEY, C.; MORRISON, A. (orgs.). Em busca da hospitalidade: perspectivas de um mundo globalizado. São Paulo: Manole, 2004, p. 1-24.