Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO E ECONOMIA CIRCULAR: GERAÇÃO DE VALOR ATRAVÉS DA COCRIAÇÃO COM CATADORES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

catadores
cocriação
economia circular

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Cristina Aparecida Pires de Souza Sartoretto
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP - São Paulo
2 - Luciana Hashiba
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Gestão de Operações e Sustentabilidade

Reumo

O objetivo deste estudo é discutir o Hub Incríveis, promotor e facilitador de soluções de problemas para economia circular, em especial, o gerenciamento de embalagens pós-consumo no Brasil. O foco é o projeto colaborativo Sprint de Catadores, processo de cocriação de soluções que envolveu esta rede formada por organizações privadas, instituições acadêmicas, organizações não governamentais e Associações Setoriais para gerar valor para o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos, problema relacionado ao setor de embalagens, difícil de ser abordado isoladamente por qualquer destes atores.
O trabalho adota a perspectiva dos catadores, relevantes no processo de coleta e triagem de materiais recicláveis, especialmente embalagens pós-consumo. O sistema de coleta seletiva governamental, bastante precário, é parcialmente compensado pelo trabalho dos catadores. Tradicionalmente, o preço de venda se baseia no valor de mercado do material, e o serviço prestado não entra no cálculo, fazendo com que a renda destes trabalhadores, muitos deles informais e em situação de vulnerabilidade social, sofra oscilações, agravando ainda mais a sua condição social.
Diagnósticos e propostas trazidos pela literatura sobre catadores no Brasil, são esclarecedores e apresentam o panorama dos problemas e possíveis caminhos de solução. No entanto, faz-se necessário trazer a perspectiva do envolvimento, motivações e necessidades de todos os atores, incluindo aqueles que por vezes ficam invisíveis a um observador. O envolvimento dos atores, sendo chamados a participar de forma ativa em todo o processo de identificação do problema, seu detalhamento, ideação, priorização e prototipagem, oferece maior abrangência ao trabalho realizado.
A necessidade de encontrar soluções para os problemas enfrentados por catadores, a partir do seu próprio olhar, evitando a lógica empresarial linear ou qualquer visão assistencialista, inspirou o projeto Sprint dos Catadores, cujo objetivo foi estabelecido pelos cocriadores do Hub Incríveis, em conjunto com catadores. A partir do desafio maior, de transição para a economia circular e missão do Hub Incríveis, o trabalho se desenvolveu na forma de 4 reuniões com representantes de diversas organizações envolvidas em sistemas de gestão de resíduos sólidos no Brasil.
O Sprint gerou 7 protótipos, que endereçam aspectos do problema maior, mostrando diversidade de perspectivas. As soluções mostraram-se complementares, permitindo fusões para soluções mais abrangentes. Verificadas sinergias e interesses cruzados, formou-se novos grupos engajados em continuar com ciclos de desenvolvimento, com o acompanhamento e oferta de mentoria do Hub Incríveis, por 4 meses. As soluções abordam apps para a gestão financeira de organizações de catadores, plataformas colaborativas para comercialização de materiais, e conteúdos para educação baseados na jornada do catador.
A contribuição deste trabalho tem 3 perspectivas. A primeira está diretamente relacionada às soluções propostas pelos grupos; a segunda perspectiva é a da nova forma de trabalho que pode ser conduzida por diferentes atores envolvidos em uma problemática comum e complexa, adotando premissas essenciais para a criação de iniciativas inclusivas, que requerem colaboração, empatia, escuta ativa e diversidade de competências. A terceira está relacionada ao formato design sprint adotado na condução do Sprint de Catadores, não observado nos resultados da busca de literatura.