Resumo

Título do Artigo

TODO LUCRO QUE RELUZ É OURO?
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Palavras Chave

gerenciamento de resultados
fraude contábil
informação contábil

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Geovane Camilo dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
2 - Vagner de Oliveira Magrini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
3 - PATRICIA DE SOUZA COSTA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis
4 - Marli Auxiliadora da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social

Reumo

Este caso para ensino aborda o gerenciamento de resultados discricionário (GRD), não discricionário (GRND) e fraude contábil a partir de situações reais ocorridas em quatro empresas: Olympus, Wirecard, Petrobrás e a Southwest Airlines. O principal desafio proposto é identificar se as histórias se enquadram conceitualmente em: GRD, GRND ou fraude. Desse modo, traz contribuições quanto às discussões sobre: i) o papel da auditoria no contexto da qualidade da informação, ii) a prevenção de ações discricionárias dos gestores, iii) o papel dos órgãos reguladores e normatizadores.
• Compreender os aspectos ligados ao gerenciamento de resultado e a fraude na prática das empresas; • Refletir sobre as diferenças conceituais entre os tipos de gerenciamento de resultado e fraudes contábeis; • Discutir sobre a influência do gerenciamento de resultado na qualidade da informação contábil; • Discutir sobre teorias que fundamentam as motivações e impactos (consequências) das práticas de gerenciamento de resultados e fraudes contábeis; • Refletir sobre o papel dos órgãos normatizadores, reguladores e das empresas de auditoria no contexto do gerenciamento de resultados e fraudes.
Os dados para a elaboração deste caso para ensino são reportagens (referenciadas ao longo do texto) e relatórios contábeis publicados sobre as situações de gerenciamento de resultado ou fraude na gestão da empresa.
O caso para ensino é recomendado para estudantes de graduação e de pós-graduação em Ciências Contábeis, Administração e áreas afins, em disciplinas que envolvam a discussão de teoria da contabilidade como, por exemplo, Contabilidade Avançada, Teoria de Contabilidade, Teoria Avançada de Contabilidade, Contabilidade Societária e similares.
BBC NEWS. Olympus luta para conter a crise com o pagamento de US $ 687 milhões. BBC News, [s. l.], 25 out. 2011. p. 1. ESTADÃO. Fraude, espionagem e prisão: como a Wirecard foi de ‘novo PayPal’ à falência. Estadão, [s. l.], 26 jun. 2020. p. 9. EXAME. Em 4 meses, Petrobras perdeu R$ 150 bi em valor de mercado. Revista Exame, [s. l.], p. 3, 2015. SCOTT, W. R. Financial Accounting Theory. 7. ed. Toronto: Pearson, 2015. SOUTHWEST AIRLINES. Southwest Airlines CO. 2001 Annual report. [S. l.: s. n.], 2001.