Resumo

Título do Artigo

VULNERABILIDADE E RUPTURAS NO BEM-ESTAR SOCIAL E NO CONSUMO FAMILIAR, APÓS A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO/MG
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Palavras Chave

Vulnerabilidade
Bem-estar social
Consumo

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Elaine Ribeiro de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA

Reumo

Em meio às diversidades decorrentes e inerentes aos impactos socioeconômicos e ambientais, como desastre natural (Green et al., 2021) desabamentos, destruições advindos de terremotos (Bhandari et al., 2021), inundações e acidentes por falta de segurança, ocasionados por ingerência administrativa, faz com que pesquisadores questionem e analisem as variáveis e as possíveis medidas efetivas de segurança e prevenção a desastres principalmente de barragens de rejeitos de mineração que ocasionam poluição de rios (Gelencsér et al., 2011; Li et al., 2021a), que ocorrem de maneira global.
O pano de fundo deste artigo, procura retratar a vulnerabilidade e o bem-estar social das famílias vitimadas pela tragédia de Brumadinho, o que possibilitou o seguinte questionamento: Quais foram os impactos sociais provocados pela tragédia da mineradora Vale em Brumadinho, às famílias afetadas e à comunidade local? Para responder a essa questão, esse trabalho buscou compreender a vulnerabilidade em suas formas de consumo e ao bem-estar social, diante da tragédia de Brumadinho, por meio das dimensões detectadas na pesquisa: sofrimento e perdas, subsistência das famílias, expectativa de vida .
A percepção da importância do “eu”, diante de alguns fatores salutares frente aos propósitos subjetivos, faz com o indivíduo resgate suas perdas ou posses relativos ao ter e ao ser (Belk, 1988) os quais o consumidor, constrói de forma criativa seu senso de “eu” e sua reconexão da sensibilidade com seu corpo (Firat & Venkatesh, 1995; Scott et al., 2017). A qualidade de vida é um objetivo social que os governos procuram atingir nos níveis nacional, comunitário e individual, de acordo os pilares centrais da (TCR), pesquisa transformativa do consumidor (Mick et al., 2012) buscar o bem-estar.
Esta pesquisa foi realizada, na cidade de Brumadinho, no interior do Estado de Minas Gerais. A escolha do local foi motivada pelo desastre ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019, nesta cidade. O desastre foi consequência das atividades da mineradora Vale, pois houve o rompimento de umas de suas barragens, denominada como barragem B1, localizada na Mina Córrego do Feijão, distrito localizado no município de Brumadinho Esta pesquisa se fundamenta em uma abordagem metodológica, de um estudo qualitativo tendo como estratégia de verificação da análise dos dados, os relatos de história de vida.
Para contribuir com o estudo das histórias de vida, apoiou-se nas transcrições das entrevistas e categorizando os dados coletados, priorizando as falas dos entrevistados. As dimensões identificadas foram: o sofrimento e as perdas, os meios de subsistências, o bem-estar; o papel do poder público, e as ações da Vale às famílias afetadas. O sofrimento e as perdas: A vulnerabilidade do sofrimento causado pela tragédia relatada pelos entrevistados e configurada nas expressões faciais das pessoas, diante das perdas dos familiares, parentes e amigos. Prejudicou o sentido do “eu”, apegos (Belk, 1988)
A abordagem deste artigo decorreu no sentido elucidar necessidades primordiais de pesquisas de marketing, do comportamento do consumidor, demonstrando o consumidor de forma desconfigurado, lesado e torturado por corporações criminosas. Teve a intenção, contudo de provocar reflexões sobre percepções dentro aspecto central na gestão, ao que tange acidentes e desastres por falta de eficiência, profissionalismo e seriedade organizacional, o qual possibilitou que várias vidas fossem sacrificadas em troca do lucro e ganância humana. buscou-se analisar os relatos de histórias de vida dos moradores.
Alcadipani, R., & Medeiros, C. R. de O. (2020). When Corporations Cause Harm: A Critical View of Corporate Social Irresponsibility and Corporate Crimes. Journal of Business Ethics, 167(2), 285–297. https://doi.org/10.1007/s10551-019-04157-0 Johns, R., & Davey, J. (2019). Introducing the transformative service mediator: Value creation with vulnerable consumers. Journal of Services Marketing. Lane, R. (2000). The loss of happiness in market democracies (New Haven. CT, Yale Univers. Lee, D., & Sirgy, M. J. (2005). Well-being marketing: Theory, research, and applications. Seoul, Korea: Pakyoungsa,