Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO E TRABALHO REMOTO: um estudo de caso em uma unidade acadêmica pública de educação a distância
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Administração Pública
Trabalho Remoto

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Jéssica Silva Xavier
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Unidade Acadêmica de Educação a Distância
2 - Lorena dos Santos Pattas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Campus I - Salvador
3 - Tania Moura Benevides
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (UNEB) - DCH-I

Reumo

Na Administração Pública, a Gestão do Conhecimento objetiva identificar aspectos para que auxiliem na melhoria da qualidade do serviço público, tornando-se uma estratégia para o melhor desempenho e relacionamento dentro e fora da organização (SANTOS; BASTOS, 2019). Nesta perspectiva, as instituições públicas são percebidas como grandes produtoras e consumidoras de conhecimento. Estas instituições devem se dedicar a ser altamente eficientes em arrecadar e gastar adequadamente os recursos públicos, bem como, melhorar a qualidade dos serviços.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) possui 38 (trinta e oito) anos de fundação. Seu modelo de multicampia permite que esta Universidade esteja presente geograficamente em 19 (dezenove) territórios de identidade do Estado, distribuídos em 24 campi. Sua missão é “a produção, difusão, socialização e aplicação do conhecimento nas diversas áreas do saber” (UNEB, 2012, p. 5). Devido a impossibilidade de estarem nas instalações físicas da Unidade e a necessidade de continuar as atividades laborais, os funcionários da UNEAD foram orientados a trabalharem durante às oito horas de expediente.
Os resultados da aplicação da Escala de Gestão do Conhecimento (EGC) sob a perspectiva de Pais (2014) são apresentados em quadros compostos pelo agrupamento das questões de cada fator e seus respectivos escores médios. A aplicação da EGC permitiu a construção de um diagnóstico sobre a Gestão do Conhecimento na Unidade de Educação a Distância da Universidade do Estado da Bahia. Esse diagnóstico mostrou que o Fator 1 - Orientação cultural para o conhecimento - e o Fator 3 - Práticas formais da Gestão do Conhecimento foram os que obtiveram maio média.
A partir do diagnóstico verifica-se a necessidade da UNEAD atuar no Fator 2 - Orientação Competitiva - reconhecendo principalmente que há uma lacuna em relação a atenção dos funcionários quanto as ações realizadas por outras IPES. Independente da sua condição de instituição pública a Universidades deve atentar para as melhores práticas, estando atenta as inovações implementadas por outras Instituições Públicas de Ensino Superior. Também faz-se necessária a compreensão que a descontração pode auxiliar no compartilhamento de conhecimento (Fator 4).
Com o objetivo de conhecer o grau de orientação cultural, competitiva, práticas formais e informais da Gestão do Conhecimento a partir da percepção da equipe que compõe a Unidade, utilizou-se a Escala de Gestão do Conhecimento (ECG) de Pais (2014). Os resultados apontaram que, em relação à orientação cultural, os respondentes evidenciaram a presença do valor atribuído ao conhecimento no sentido de otimizar o desempenho organizacional e a responsabilidade, em cumprir suas funções. No que tange à orientação competitiva observou-se que os respondentes precisa compreender melhor essa perspectiva.
Validação do uso da EGC para avaliação da Gestão do Conhecimento em IPES, sendo uma oportunidade para avaliação interna e melhoria do serviço público.