Resumo

Título do Artigo

DESCARTE RESPONSÁVEL DE SMARTPHONES: MODELAGEM E VALIDAÇÃO EMPÍRICA COM ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Intenção de Descarte Responsável
Smartphones
Preocupação com a Privacidade dos Dados

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Gabriela Figueiredo Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamenco de Ciências Administrativas
2 - Anatália Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Petruska de Araujo Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
4 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

O mercado conta com uma elevada disponibilidade e acessibilidade de tecnologias, o que gera uma cultura de rápida troca desses produtos, reduzindo o tempo de uso das tecnologias e aumentando o número de aparelhos eletrônicos descartados. O aumento do descarte de lixo eletrônico pode gerar diversos prejuízos para o meio ambiente, uma das opções para mitigação desse problema é a compreensão das motivações e barreiras do descarte responsável de eletrônicos pelo consumidor, que é o primeiro elo de uma cadeia de suprimentos reversa.
Problema de pesquisa: quais são os fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones? Objetivo: investigar fatores que influenciam a intenção do consumidor no descarte responsável de smartphones.
O artigo propõe um modelo de pesquisa que integra duas teorias TPB e NAT, considerando outros construtos como: conveniência da reciclagem, informação sobre o descarte responsável e preocupação com a privacidades do dados.
A pesquisa é descritiva com abordagem quantitativa, foi aplicado um questionários com 1.394 estudantes universitários brasileiros matriculados em IES das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil. A análise foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais.
Foram confirmadas as seguintes hipóteses: atitude, controle comportamental percebido, normas morais, atribuição de responsabilidade, preocupação com a privacidade dos dados. Foram rejeitadas as seguintes hipóteses: normas sociais, conveniência da reciclagem e informações sobre descarte responsável.
Concluímos que os estudantes da amostra avaliaram positivamente e confiam nas suas habilidades para descartar de forma responsável seus smartphones. Além disso, os estudantes demonstraram um sentimento de responsabilidade e obrigação moral em realizar um comportamento pró-ambiental. Contudo, enfrentam dificuldades no acesso à infraestrutura adequada para o descarte responsável, bem como a falta de informação sobre onde e como descartar corretamente seus smartphones. A variável sobre privacidade dos dados apresentou uma pequena influência negativa.
Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179–211. Schwartz, S. H. (1977). Normative influences on altruism. Advances in Experimental Social Psychology, 10(C), 221–279. Liu, J., Bai, H., Zhang, Q. Q., Jing, Q., Xu, H. H., Hongtao, B., Zhang, Q. Q., Jing, Q., & Xu, H. H. (2019). Why are obsolete mobile phones difficult to recycle in China? Resources, Conservation and Recycling, 141(July 2018), 200–210.