Resumo

Título do Artigo

Underpricing Nas Ofertas Públicas Iniciais (IPO): Uma Revisão De Literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Initial Public Offering.
Underpricing.
Corporate Governance.

Área

Finanças

Tema

Governança Corporativa, Risco e Compliance

Autores

Nome
1 - Fernanda Kreuzberg
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - DCCA
2 - Moacir Manoel Rodrigues Junior
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A Initial Public Offering (IPO) advém do crescimento das empresas e da necessidade de mais recursos para a expansão das atividades. Ritter e Welch (2002) identificaram que as principais razões para abertura de capital surgem da necessidade de dar liquidez para os acionistas e obter a confiança de investidores e demais stakeholders através da adoção de práticas de governança. Underpricing equivale à diferença entre o preço da ação no primeiro dia e o preço de emissão da ação e ocorre devido à assimetria de informação entre o emitente e os novos investidores.
Tem-se por motivação a realização de um levantamento da literatura acerca do tema no âmbito internacional, formulando-se o seguinte problema de pesquisa: Quais as oportunidades de pesquisa na temática do underpricing em IPOs, a partir de uma análise da literatura de natureza empírica? Nesse intuito a pesquisa tem por objetivo identificar e delinear as pesquisas na temática de underpricing em IPOs, no âmbito da literatura internacional.
Ao analisar as pesquisas sobre IPOs, identifica-se predominância de estudos voltados para a análise de desempenho das IPOs no curto e longo prazo. Stoll e Curley (1970) foram pioneiros em estudar os retornos anormais do primeiro dia de negociação de IPOs. Assim como nas pesquisas de Logue (1973) e Ibbotson (1975) foi evidenciado que os retornos das ações no primeiro dia de negociação após o IPO eram positivos e maiores que os retornos do mercado. Porém, quando analisados os retornos de longo prazo, os autores encontraram retornos inferiores ao do mercado.
O estudo identificou aproximadamente 3.682 artigos que relacionam algum elemento de governança corporativa como o underpricing ocorrido nas IPOs. Desses, considerando o alinhamento de efeitos específicos e análise tendo essa lacuna como principal, identificou-se 127 artigos. Beatty & Ritter (1986) e Carter & Manaster (1990) são os dois estudos mais referenciados pela literatura até o momento. Porém ainda identificou-se que poucos desses artigos encontram-se publicados em manuscritos considerados Top 10.
O processo de abertura de capital, denominado por IPO, possui como principal métrica de desempenho o valor o underpricing no preço da ação. Quanto menor a assimetria informacional entre a empresa e o mercado menor esse gap. O comportamento entre os fatores da governança das empresas que restringem o underpricing pode variar de ambiente institucional, legislação, cultura e conforme a abordagem teórica, pode haver uma interpretação diferenciada.
Beatty, R.P, &; Ritter, J.R. (1986). Investment Banking, reputation, and the underpricing of initial public offerings. Journal of Financial Economics, 15(1-2):213-232 Carter, R., & Manaster, S. (1990). Initial public offerings and underwriter reputation. The Journal of Finance, 45(4), 1045-1067. Ibbotson, R. G. (1975). Price performance of common stock new issues. Journal of Financial Economics, 2(3), 235-272.