Resumo

Título do Artigo

AUTISMO E MERCADO DE TRABALHO: um levantamento da literatura em periódicos internacionais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Mercado de Trabalho
Autismo.
Inserção

Área

Gestão de Pessoas

Tema

As faces da Diversidade

Autores

Nome
1 - Kathleen Xavier de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Maria do Socorro Silva Mesquita
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

A importância da realização de pesquisas demográficas sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderá contribuir para o avanço das políticas de atenção integral à saúde, bem como para as garantias de acesso à educação e trabalho. Considerando que poucas são as pesquisas nacionais sobre a inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho, percebeu-se relevante realizar um levantamento sobre a produção científica em periódicos internacionais sobre o assunto.
Como se está o panorama da produção científica internacional sobre a inserção das pessoas com TEA no mercado de trabalho? Esta pesquisa teve como objetivo principal verificar a produção científica no período de 2005 a 2019 em periódicos internacionais sobre o autismo e mercado de trabalho.
As contribuições das pesquisas acadêmicas indicam alternativas para minimizar os impactos sociais gerados pelo baixo índice de empregabilidade e emprego inadequado das pessoas com TEA (ROSQVIST; KEISU, 2012; GLADH; SJÖLUND, 2014). Nesse contexto, torna-se pertinente pesquisar como o campo de conhecimento sobre a inserção da pessoa com TEA no mercado de trabalho está se estruturando em países desenvolvidos.
Os resultados evidenciaram um campo de estudo ainda pouco explorado, destacando a Suécia, os EUA e a Austrália como os países que mais avançam nas pesquisas. Os estudos qualitativos mostram-se predominantes em relação as outras abordagens, observando-se uma predileção para survey como estratégia de pesquisa e pela aplicação de questionários como técnica de análise de dados.
Com base na análise da literatura levantada e considerando as limitações apresentadas no decorrer do curso deste estudo, pode-se referir que que o tema sobre a pessoa com TEA no mercado de trabalho ainda é incipiente no campo do conhecimento científico, assim a amostra se restringiu a alguns estudos demonstrando que o tema não está totalmente estabelecido no campo acadêmico.
ROSQVIST, H. B.; KEISU, B. Adaptation or recognition of the autistic subject? Reimagining autistic work life: deconstructing the notion of “real jobs” in the swedish autistic selfadvocacy movement. Journal of Vocational Rehabilitation, v. 37, n. 3, p. 203-212, 2012. GLADH, Lena; SJÖLUND, Anna. The Validation Process: A useful tool to visualize abilities and enhance the possibilities of paid employment for people with ASD. Journal of Vocational Rehabilitation, v. 41, n. 1, p. 71-76, 2014.