Resumo

Título do Artigo

Educação para Sustentabilidade e Aprendizagem Transformadora na Formação Docente em Administração: reflexões sobre caminhos de transformação social
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Palavras Chave

Aprendizagem transformadora
Formação docente
Sustentabilidade

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - VERISSIMO NASCIMENTO RAMOS DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienopolis
2 - Janette Brunstein
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A teoria da aprendizagem transformadora, inicialmente desenvolvida por Jack Mezirow (1978), tem sido utilizada no sentido de potencializar a mudança de nossos hábitos mentais, pressupostos, crenças e valores que julgamos imutáveis. Essa perspectiva tem sido criticada por ter maior foco em uma mudança no plano individual do que coletivo. Já a sua vertente social e crítica, busca a transformação social com os alunos como impulsionadores de ações de mudança (GAMBRELL, 2016). Portanto, discutimos as possibilidades de uso dessa vertente teórica na formação docente em sustentabilidade.
Neste ensaio, temos como questão de pesquisa: De que forma a teoria da aprendizagem transformadora social e crítica e a educação para sustentabilidade podem contribuir para uma mudança de paradigma na prática docente, levando os professores a serem fios condutores na transformação de alunos em prol de um olhar e agir mais preocupado com dilemas socioambientais? Portanto, este ensaio tem como objetivo discutir a formação do docente em Administração para sustentabilidade, à luz da Teoria da Aprendizagem Transformadora Social e Crítica.
O objetivo da educação seria, portanto, tomar consciência, por meio da reflexão e da ação crítica (práxis), das várias forças opressoras no mundo para transformá-lo. Portanto, ao se pensar na vertente social e crítica da aprendizagem transformadora, podemos pensar em dilemas desorientadores coletivos (a exemplo da sustentabilidade) para se chegar nas possíveis transformações sociais desejadas, a partir da interação dos atores sociais. Desta forma, entendemos que esta teoria pode ser utilizada na formação de professores.
As crenças do professor dão sentido à sua prática e são continuamente reforçadas por meio de normas e tradições institucionais. No entanto, como resultado de uma experiência significativa e transformadora, podem considerar seu quadro de referência incompatível ou inadequado para fornecer compreensão sobre a experiência, e são emocionalmente provocados a questionar suas suposições profundamente arraigadas sobre o ensino. No caso da transformação do professor, este começa a pensar sobre seus alunos de forma diferente, assim como sobre seu papel como educador.
Levando em consideração o papel das instituições de ensino e dos educadores e pesquisadores, buscamos enxergar um caminho possível para tratar de dilemas socioambientais coletivos no curso de Administração, por meio de uma perspectiva integrada. Dessa forma, é necessário que haja um esforço institucional, uma articulação com empresas e atores locais para viabilizar a melhoria da atuação dos professores em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão para sustentabilidade em cursos de Administração, e isso está diretamente relacionado à sua formação.
BRUNSTEIN, J., KING, J. Organizing reflection to address collective dilemmas: Engaging students and professors with sustainable development in higher education. Journal of cleaner production, 203, 153-163, 2018. GAMBRELL, James A. Beyond personal transformation: engaging students as agents for social change. Journal of multicultural affairs, v. 1, n. 2, p. 2, 2016.