Resumo

Título do Artigo

O BOM FILHO A CASA TORNA! Reestruturando estratégias em tempos de crise – o caso da empresa Airbnb
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Caso para ensino
Estratégia
Airbnb

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Jean Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciência Sociais Aplicadas
2 - Brena Carolina de Oliveira Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - FELCS
3 - Cláudia Fabiana Gohr
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I João Pessoa

Reumo

O caso apresenta a trajetória da empresa Airbnb e tem como temática principal a tomada de decisão dos gestores diante da crise global causada pelo Covid-19.
O caso tem como objetivos pedagógicos: Discutir a importância de estratégias no contexto de crise; Refletir sobre a análise do ambiente externo a fim de fundamentar a tomada de decisão; Refletir sobre recursos e capacidades (especialmente as dinâmicas) indispensáveis para as organizações; Estimular aos alunos a refletirem sobre o impacto das mudanças no contexto externo e o impacto que tais mudanças podem trazer para as organizações.
O caso é decorrente de uma trajetória real da empresa, e a coleta de informações ocorreu por dados secundários, que foram obtidos através de falas dos CEOs da empresa em jornais e programas disponibilizados no Youtube, além de vídeos e anúncios divulgados no site institucional, e ainda conteúdo de jornais e blogs.
Por relatar as estratégias e decisões da empresa devido às mudanças no ambiente externo e no comportamento dos consumidores, o caso pode ser aplicado em disciplinas de Administração Estratégica de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu em Administração. Os autores apresentaram ainda uma sugestão de aplicação do caso em sala de aula, como também questionamentos e plano de ensino. Por fim, o contexto atual da empresa e as solução aplicadas por esta são apresentadas nas notas de ensino.
BARNEY, J. B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. 5. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 1999. TEECE, D. J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dynamic Capabilities and Strategic Management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509–533, 1997.