Resumo

Título do Artigo

O Quarteto não tão fantástico: o caso da Proficiência Cursos e Treinamentos
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Casos para Ensino
Estratégia
Marketing

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Grasiele Cabral Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu
2 - Renato Estefano Drabzynski de Britto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Campus Biguaçu

Reumo

Quatro amigos percebem a oportunidade fundar sua própria empresa de cursos profissionalizantes a Proficiência Cursos e Treinamentos, sendo esses ministrados pelos quatro sócios e com um serviço de qualidade a empresa expandiu seus negócios e passou a almejar um novo mercado: São Paulo. Foi decidido fazer um investimento de capital dos sócios para transferir suas operações para a metrópole paulista, porém com obras em andamento e contas chegando, o inimaginável ocorreu, uma crise pandêmica em todo o mundo. O caso debate possíveis estratégias a serem tomadas em situação crises e imprevistos.
Após a leitura e discussão deste caso, os leitores deverão ser capazes de: • Avaliar e discutir sobre as estratégias utilizadas na organização, assim como suas forças e fraquezas, visando identificar e solucionar os erros cometidos pelos sócios; • Discutir sobre estratégias que possam ser implementadas na organização, visando minimizar os riscos. • Identificar oportunidades e ameaças no ambiente inserido, destacando a importância do posicionamento de mercado.
A construção do caso foi baseada em dados primários adquiridos por meio de entrevistas realizadas com os personagens principais do caso. Os nomes dos personagens e empresas são fictícios, para que dessa forma a identidade dos envolvidos fosse preservada.
Sugere-se aplicação em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu na área de estratégia empresarial, em disciplinas como Estratégias Organizacionais, que tem como foco o entendimento dos conceitos de estratégias, de preferência em graduações a partir da quarta sessão, pois nesta sessão os conceitos principais da disciplina já foram repassados. Para aplicação desse caso é recomendado que seja disponibilizado materiais que deem suporte para que todos os alunos compreendam a vivência empresarial ou para que aprofundem seus conhecimentos acadêmicos referentes às temáticas em questão.
FELDMAN, E. R. Corporate Strategy: Past, Present, and Future. Strategic Management Review, v.1, p. 179–206, 2020. GÜREL, E.; TAT, M. Swot Analysis: A Theoretical Review. The Journal of International Social Research, v. 10, n. 51, 2017. NEIS, D.; PEREIRA, M.; MACCARI, E. Strategic Planning Process and Organizational Structure: Impacts, Confluence and Similarities. Brazilian Business Review, v. 14, n. 5, p. 479–492, 2017. PORTER, M. E. What is Strategy? Harvard Business Review, v.74, n.6, p.61-78, 1996.