Resumo

Título do Artigo

REESCREVENDO HISTÓRIAS: Narrativas sobre o anticonsumo de carne bovina em um contexto de alto consumo
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Palavras Chave

Anticonsumo
Carne bovina
Comportamento do Consumidor

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Ana Luiza Brock
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Manoela Lawall Radtke
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Escola de Negócios
3 - Marcia Dutra de Barcellos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - PPGA

Reumo

O atual sistema de alimentos é considerado ineficiente (FAO, 2017) e uma revisão em todas as etapas é incentivada (SCHNEIDER et al., 2016). No que tange ao consumidor, há um incentivo para migrar para dietas com menos ingestão de proteína animal (IPCC, 2019), e a redução do consumo de carne bovina é discutida a parte, já que há “uma hierarquia clara de gases de efeito estufa emergindo nas categorias de alimentos, com grãos, frutas e legumes com menor impacto e carne de ruminantes com maior impacto” (CLUNE et al. 2017, p. 766).
Problema de pesquisa: Como ocorre o anticonsumo de carne bovina em um contexto com alto consumo de carne vermelha? Objetivos: i) observar comportamentos de anticonsumo e ii) compreender quais significados e eventos estão relacionados a essas mudanças
O anticonsumo é representado pela “resistência a, desgosto e até mesmo ressentimento ou rejeição ao consumo” (ZAVESTOSKI, 2002, p. 121). Além disso, o “anticonsumo volta-se para a compreensão daquelas práticas de recusa ou repressão às ofertas de mercado” (DALMORO et al., 2014, p. 121) e fatores individuais ou coletivos estão associados aos objetivos daqueles que praticam o anticonsumo (IYER; MUNCY, 2009). Ainda, definições sobre os comportamentos de anticonsumo são divididos em clusters conceituais propostos por Makri et al. (2020) e discutidos no estudo.
Adotou-se abordagem qualitativa exploratória. Como técnica de coleta de dados, optou-se pela entrevista com narrativa de história de vida. Ao todo, 8 entrevistas foram realizadas, com roteiro semi-estruturado. As entrevistas duraram entre 37 minutos até 1 hora e 46 minutos. Todas as entrevistas foram transcritas completamente, com posterior análise com auxílio do software Atlas.ti. Devido ao cenário pandêmico, as entrevistas foram realizadas por videoconferência. Todos os entrevistados deram o seu consentimento para o uso dos dados. A análise foi realizada por duas pesquisadoras.
O anticonsumo pode ser motivado por mais de uma categoria proposta por Marki et al. (2020), com interações entre os comportamentos de anticonsumo. Ainda, foi possível observar a existência de um aspecto viciante da carne bovina. O churrasco ocupa um papel de destaque, aparecendo como última etapa em um ritual de despedida e como evento agregador de pessoas, onde tensões e reflexões sobre o anticonsumo de carne bovina emergem. Percebe-se uma progressão do nível do envolvimento no anticonsumo, que está relacionada, também, ao desenvolvimento de uma literacia alimentar.
O estudo se propôs a explorar como ocorre o anticonsumo de carne bovina em um contexto com alto consumo de carne vermelha. O objetivo foi atingido com a identificação dos comportamentos de anticonsumo estabelecidos pela literatura, apoiando no desenvolvimento da teoria do anticonsumo, mas também pela identificação de significados e eventos marcantes nas histórias de vida dos anti-consumidores pesquisados.
ZAVESTOSKI, S. Anticonsumption Attitudes. Psychology & Marketing. 2002 vol: 19 (2) pp: 121-126. MAKRI, Katerina et al. What we know about anticonsumption: An attempt to nail jelly to the wall. Psychology & Marketing, v. 37, n. 2, p. 177-215, 2020. IYER, Rajesh; MUNCY, James A.. Purpose and object of anti-consumption. Journal Of Business Research, [s.l.], v. 62, n. 2, p. 160-168, fev. 2009. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2008.01.023.