Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS FINANCEIRAS NA DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO INTEGRADO DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relatório integrado
Características financeiras
Teoria do disclosure

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - HYANE CORREIA FORTE
Universidad de Valladolid - Escuela de Doctorado
2 - LARISSA KAROLINE SOUZA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
3 - PRISCILA DE AZEVEDO PRUDENCIO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
4 - Rômulo Alves Soares
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

Reumo

Diferentes stakeholders têm exigido que o desempenho financeiro das empresas esteja alinhado ao uso consciente dos recursos naturais, como forma de garantir a manutenção desses recursos no longo prazo. Isso fez com as empresas aumentassem suas preocupações com diferentes questões (ambientais, sociais, éticas), e modificassem suas estratégias de divulgação de informação. Assim, diante da necessidade de se entender e melhor relacionar as informações financeiras e não financeiras, surgiu o relatório integrado. Esse relatório possibilita uma análise mais abrangente dos resultados da organização.
Argumenta-se que diferentes aspectos podem ser relevantes para a divulgação do relatório integrado, sendo um dos principais, as características financeiras. Assim, considerando a importância da divulgação do relatório integrado, e de se conhecer os fatores determinantes para a sua divulgação, tem-se como questionamento de pesquisa: Qual a influência das características financeiras na divulgação do relatório integrado pelas empresas brasileiras? A pesquisa tem como objetivo identificar as características financeiras determinantes na divulgação do relatório integrado pelas empresas brasileiras.
O estudo fundamenta-se na Teoria da Divulgação Voluntária. Essa teoria argumenta que as empresas fornecem informações voluntariamente para os investidores, a partir do momento que percebem incentivos com o disclosure dessas informações (Verrecchia, 2001). A divulgação voluntária de informações fez com que surgissem diferentes meios de divulgação de informações, como relatórios de sustentabilidade. Assim, visando reduzir o excesso de informações, surgiu o relatório integrado com o objetivo de elaborar uma estrutura de relatório capaz de suportar os diversos tipos de informações corporativas.
A amostra da pesquisa é composta por todas as empresas listadas na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, que tinham informações financeiras presentes na base de dados do Economatica®, no período 2009-2017, resultando em 314 empresas e 2.411 observações. Considerou-se como variável dependente a divulgação de relatório integrado. Enquanto, como variáveis explicativas, o estudo apresentou o desempenho de mercado, endividamento, tamanho, setor e ano. Para a pesquisa, foram realizadas análises descritivas dos dados, testes de diferença de médias e foi estimado um modelo de regressão logístico.
A pesquisa mostra que o desempenho de mercado, o endividamento e o tamanho da empresa influenciam na divulgação dos relatórios integrados pelas empresas brasileiras. Os achados mostram que um melhor desempenho de mercado influencia positivamente na divulgação de relatórios integrados pelas empresas listadas na B3. No entanto, diferente do resultado esperado, o endividamento da empresa afeta negativamente o relatório integrado. Por fim, os resultados ainda indicam que o tamanho das empresas influencia positivamente no disclosure de relatório integrado.
Pode-se concluir que as organizações com melhor desempenho de mercado são mais propensas a divulgar relatórios integrados, visando diferenciar-se das demais empresas ao evidenciar seu bom desempenho por meio desse relatório. Além disso, conclui-se que as empresas com menor endividamento podem estar mais predispostas a apresentarem suas condições organizacionais de forma ampla no relatório integrado. Por fim, concluiu-se que empresas de maior porte dispõem de mais recursos para a elaboração e divulgação de relatórios que agregam um maior número de informações, como o relatório integrado.
Jensen, J. C., & Berg, N. (2012). Determinants of traditional sustainability reporting versus integrated reporting. An institutionalist approach. Business Strategy and the Environment, 21(5), 299–316. Verrecchia, R. E. (2001). Essays on disclosure. Journal of Accounting and Economics, 32(1–3), 97–180. Vitolla, F., Raimo, N., Rubino, M., & Garzoni, A. (2020). The determinants of integrated reporting quality in financial institutions. Corporate Governance, 20(3), 429–444.