Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS CONTROVÉRSIAS ASG SOBRE O DESEMPENHO DOS RELATÓRIOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Relatório de responsabilidade social corporativa
Comportamento socialmente irresponsável
Controvérsias ASG

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - HYANE CORREIA FORTE
Universidad de Valladolid - Escuela de Doctorado
2 - LARISSA KAROLINE SOUZA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)
3 - LORENA ALBUQUERQUE DA SILVA GOMES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade
4 - Rômulo Alves Soares
Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Centro de Ciências da Comunicação e Gestão

Reumo

A divulgação de relatórios de RSC pode beneficiar as organizações na melhora da imagem corporativa e no desempenho dos negócios. Estudos tem apontado que tais benefícios podem motivar as organizações a ocultarem seu comportamento socialmente irresponsável (CSI), como as controvérsias ambientais, sociais e de governança (ASG) (Perks et al., 2013). Elas podem gerar publicidade negativa e representar um risco reputacional grave à organização. Além de resultar em um envolvimento simbólico das empresas em práticas de RSC (Li et al., 2019).
Considerando a relevância dos comportamentos socialmente irresponsáveis sobre as estratégias de RSC estabelecidas pelas empresas e, consequentemente, sobre as divulgações de informações e o desempenho dos relatórios de RSC, tem-se a seguinte questão de pesquisa: Em que extensão as controvérsias ASG influenciam o desempenho dos relatórios de responsabilidade social corporativa das empresas listadas na B3? O estudo tem como objetivo investigar a influência das controvérsias ASG sobre o desempenho dos relatórios de responsabilidade social corporativa das empresas listadas na B3.
O desempenho dos relatórios socioambientais podem sofrer interferências do CSI, que podem representar um risco para a reputação da empresa, como impactar negativamente seu desempenho financeiro (De Franco, 2020). Os CSI's podem ser caracterizados pelas controvérsias ASG, que são notícias, fatos ou fraquezas, de caráter ambiental, social e de governança (Li et al., 2019). Argumenta-se que quando as controvérsias ASG das empresas são divulgadas, os investidores tendem a superestimar a probabilidade de que esse evento volte a ocorrer no futuro, reagindo negativamente (Cui & Docherty, 2020).
Foram analisadas 300 observações de 50 empresas listadas na B3, com informações sobre o desempenho dos relatórios de RSC na base da CSRHub, e as controvérsias ASG nos relatórios de controvérsias da SITAWI, no período de 2013 a 2018. Além de estatísticas descritivas e testes qui-quadrado, modelos econométricos foram estimados por meio dos Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com coeficientes e erros padrões robustos à heteroscedasticidade e Mínimos Quadrados Generalizados (MQG) para dados em painel.
Os resultados confirmam a influência das controvérsias ASG sobre o desempenho dos relatórios de RSC das empresas listadas na B3. Os achados da pesquisa indicam que as controvérsias ASG, relativas a escândalos envolvendo danos ambientais e problemas de governança, impactam negativamente o desempenho dos relatórios de RSC. Mais especificamente, verificou-se que a presença e quantidade de controvérsias ASG influencia negativamente o desempenho dos relatórios de RSC. Além disso, observou-se que o tamanho da empresa e o ROA afetam parcialmente, de forma positiva, o desempenho dos relatórios de RSC.
O estudo permite ampliar o conhecimento sobre o relacionamento do comportamento socialmente irresponsável, especificamente das controvérsias ASG, no desempenho informacional dos relatórios de responsabilidade social corporativa. Nesse contexto, a pesquisa evidencia a influência negativa das controvérsias ASG sobre o desempenho dos relatórios de RSC das empresas listadas na B3. A presença de controvérsias ASG pode reduzir a eficácia das ações de RSC das organizações, o que pode acabar influenciando na divulgação de informações e, consequentemente, no desempenho dos relatórios de RSC.
Connors, S., Anderson-MacDonald, S., & Thomson, M. (2017). Overcoming the ‘window dressing’ effect: mitigating the negative effects of inherent skepticism towards corporate social responsibility. Journal of Business Ethics, 145(3), 599–621. Scalet, S., & Kelly, T. F. (2010). CSR rating agencies: what is their global impact? Journal of Business Ethics, 94(1), 69–88. Windolph, S. E. (2011). Assessing corporate sustainability through ratings: challenges and their causes. Journal of Environmental Sustainability, 1(1), 1–22.