Resumo

Título do Artigo

Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 – Uma análise bibliométrica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

TICs
Habilidades Digitais do Século 21
Habilidades Digitais

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - MARCOS FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - DAP
2 - Paulo Alexandre Lima Rurato
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - DAP
3 - Marcello Vinicius Doria Calvosa
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - GeCaPEP / DCAd-ICSA

Reumo

A prestação de serviços por meio das tecnologias digitais exige uma cultura organizacional digital e capacidades para a implementação de novos modelos de negócio. Entende-se cultura organizacional digital como o conjunto de premissas compartilhadas e entendimento geral sobre as práticas organizacionais em um contexto digital. A capacidade organizacional digital acelera os processos de inovação, integrando e mobilizando as tecnologias e a força de trabalho.
Essa pesquisa se justifica à medida que se propõe a investigar a seguinte questão central: os conceitos de Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 possuem aderência de pesquisa em uma base científica de dados tradicional? E a partir dessa questão central objetiva-se, portanto, a contextualizar o cenário de pesquisas acadêmicas sobre os conceitos de Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 em uma base de dados tradicional, a saber a Scopus, considerando o período de 2015 a 2021.
O conjunto de habilidades necessárias no contexto de trabalho da atual economia são comumente chamadas de Habilidades do Século 21. Com o intuito de sistematizar essas habilidades em um conjunto de competências, uma série de iniciativas construíram diferentes tipos de estruturas. A pesquisa conduzida por Laar et al., (2020) concluiu que as habilidades digitais do século 21, englobam um amplo espectro de habilidades, mas não integram o aspecto digital.
Neste processo as seguintes fases foram executadas: filtragem quanto a redundância, filtragem quanto a aderência do título, filtragem quanto à aderência do resumo e filtragem quanto à aderência do texto completo, analise quanto aos autores, análise quanto aos periódicos e análise quanto aos artigos.
Retomando-se à questão central proposta para esta pesquisa podemos afirmar que os conceitos de Habilidades Digitais e Habilidades Digitais do Século 21 possuem aderência de pesquisa em uma base científica de dados tradicional, uma vez que foi possível levantar um conjunto significativo de artigos e sua análise bibliométrica possibilitou uma melhor compreensão do cenário acadêmico que envolve pesquisas científicas no tema. E ao concluir o objetivo central dessa pesquisa foi possível apresentar um desenho do mapa científico que envolve o tema da pesquisa,
Van Deursen, A.J.A.M. Helsper, E. J. Eynon, R.; Motyl, B. Baronio, G. Uberti, S. Speranza, D. Filippi, S.; Chetty, K. Qigui, L. Gcora, N. Josie, J. Wenwei, L. Fang, C; Van Laar, E. Van Deursen, A.J.A.M. Van Dijk, J.A.G.M. de Haan, J.; Teichert, R.; Büchi, M. Festic, N. Latzer, M. Jagannathan, S. Ra, S. Maclean, R. Van Laar, E. van Deursen, A.J.A.M. van Dijk, J.A.G.M. de Haan, J Basantes-Andrade, A. Cabezas-González, M. Casillas-Martín, S. Çebi, A. Reisoglu, I. Wild, S. Schulze Heuling, L.